31 de outubro de 2013

Limpeza dos Cristais e Pedras

As pedras estão expostas a uma grande variedade de energias antes de chegarem às suas mãos. Antes de usá-las em cura ou magia, muitos profissionais efetuam uma limpeza ou purificação. A única exceção são aquelas que você mesmo coletou.

Cuidados Especiais:
Alguns cristais são sensíveis à luz e a água, por isso, escolha corretamente o método de limpeza a ser utilizado.
Exemplos de cristais que precisam de cuidado:

Cristais sensíveis ao contato com a água:
Lápis-lazúli e Turquesa: não coloque de molho
Halita e Selenita: são solúveis em água
Malaquita: apenas água fria

Cristais sensíveis à luz e calor:
Ametista, Quartzo Rosa e Turquesa (podem desbotar)
Lápis-lazúli e Turmalina (evite alta temperatura)
Quartzo e Malaquita (evitar mudanças bruscas de temperatura)
Turquesa (sensível a qualquer calor).
Existem vários métodos de limpeza, abaixo alguns:
Luz Solar
Consiste em colocar o cristal ao sol por um dia, três dias ou mesmo uma semana. Os raios solares fazem o trabalho, queimando as energias desnecessárias. Recolha as pedras todos os dias ao anoitecer. Algumas pedras estarão "limpas" depois de um dia absorvendo os raios solares, outras precisarão de mais tempo. Verifique-as todo o dia, e sinta suas energias internas colocando-as em sua mão receptora. Se as vibrações são regulares, saudáveis, a limpeza foi efetuada.

Terra
Enterre seu cristal na terra por cerca de uma semana (faça uma marca onde os deixou). A terra é naturalmente magnética e elimina a negatividade.

Água corrente
Coloque os cristais na água corrente e deixe-os por um ou dois dias. Se houver um rio ou fonte perto de sua casa, é o ideal. Coloque as pedras em uma sacolinha de rede ou invente algum outro jeito de garantir que elas não sejam levadas pela água. Deixe-as a noite toda para uma limpeza delicada de todas as impurezas.

Água corrente e Visualização Mental
Segure os cristais embaixo da água corrente em uma torneira comum durante alguns minutos. Enquanto faz isso, imagine uma linda cachoeira que você tenha visto ou visitado. Ou imagine ondas quebrando sobre seu cristal em uma praia tropical. Ou imagine uma luz dourada penetrando no cristal.

Ervas (Infusão)
A salvia (Salvia officinalis) e a artemísia (Hierochloe odorata), duas ervas americanas para purificação e cura, são associadas aos cristais de quartzo e ao xamanismo. Faça uma infusão (chá) de uma (ou das duas) colocando duas colheres de sopa da erva em água quase fervente. Deixe-a esfriar e mergulhe o cristal recém adquirido ou carregado negativamente (por exemplo: uma pedra usada na remoção de alguma doença) e deixe-o durante 24 horas. Depois, seque e segure-o. Se sentir a pedra "limpa", está pronta. Se não, coloque-a de volta na infusão até que esta tenha funcionado.

Ervas (Esfumaçamento)
"Esfumace" seu cristal queimando um maço de ervas secas, como a Salvia officinalis ou o Alecrim ou a Arruda. Ou acenda o incenso de sua preferência. Faça com que a fumaça passe sobre ele pelo tempo que achar necessário.

Sopro
Mentalize uma luz branca e/ou violeta e expire pela boca sobre o cristal, com a intenção clara de limpá-lo e de retirar toda a energia negativa. Inspire luz branca e/ou violeta e expire pela boca sobre o cristal.
Ametista
Muitos terapeutas limpam os cristais, colocando-os sobre um pedaço grande, ou leito de ametista. A ametista transmuta as energias inferiores em freqüências mais altas.

31/10/2013 10:23 - Lua em Libra

31/10/2013 10:23 - Lua em Libra
Período favorável a todos os assuntos que exijam cooperação e trabalhos em parceria. A diplomacia é bastante evidenciada e as mediações, contratos e acordos tendem a ser realizados mais facilmente. As atividades que envolvam conciliação, ações em conjunto, tratados de paz e fusões, bem como assuntos que envolvam a arte, a beleza, a estética e a moda tendem a ter resultados favoráveis. Lidar com decoração, arquitetura e ornamentos traz resultados benéficos. A atividade social merece atenção. É um período muito harmônico e tranquilo. Ótimo para lançamentos e vernissages.

29 de outubro de 2013

29/10/2013 01:46 - Lua em Virgem

29/10/2013 01:46 - Lua em Virgem
Período apropriado para definir detalhes de projetos e idéias elaborados anteriormente. Análise de sistemas operacionais e implantação de métodos de trabalho tendem a surtir efeitos mais imediatos. O trabalho fica em pauta neste período sendo interessante reorganizar as tarefas e detalhar formas de execução. A tendência a fazer críticas e exigir a perfeição pode levar as pessoas a se irritar e guardar mágoas. O perfeccionismo exagerado pode causar desentendimentos. Atividades que se voltem à manutenção da saúde, dietas e mudança de hábitos alimentares são beneficiadas.

26 de outubro de 2013

O significado de cada planeta no seu mapa

VÊNUS E AQUILO DE QUE VOCÊ GOSTA

Vênus simboliza aquilo que gostamos, e também o nosso conceito de amor. Para algumas pessoas, amar é algo intenso, para outras é algo que deve ser tranqüilo. Na história, nos filmes e na mitologia nós temos diferentes tipos de amor. O amor forte e individualista de Scallert O’hara e Rett Butler (Vênus em Áries), o amor ideal e romântico de Romeu e Julieta (Vênus em Peixes), o amor inconvencional de Sartre e Simone de Beauvoir (Vênus em Aquário), o amor difícil e persistente de Olga Benário e Luís Carlos Prestes (Vênus em Capricórnio), o amor bandido e intenso de Lampião e Maria Bonita (Vênus em Escorpião), e assim por diante.
Com a tabela abaixo, lendo as descrições, tente descobrir a posição de seu Vênus natal, por dedução. Lembre-se de que Vênus pode estar em seu próprio signo ou dois signos antes ou depois porque (Vênus só se afasta 45 graus do Sol, e cada signo tem 30 graus). Assim, por exemplo, um ariano pode ter Vênus em Áries, Touro, Gêmeos, Peixes ou Aquário. Um virginiano pode ter Vênus em Virgem, Libra, Escorpião, Leão ou Câncer.
As mulheres que souberem a posição de seu Vênus natal devem consultar a tabela ‘Como a Mulher é’, e os homens devem consultar a tabela ‘O que o homem procura’, já que Vênus é o símbolo do feminino em um mapa natal.
Vênus também é aquilo que você instintivamente aprecia. Assim, você terá o canceriano que pode gostar de ficar em casa, mas adora se relacionar com a vizinhança e planejar passeios, porque o Vênus dele está em Gêmeos. Você também terá o estável taurino que gosta de movimento e ação, porque tem Vênus em Áries.
A natureza de Vênus combina melhor com alguns signos em particular, como Touro (dá estabilidade ao amor), Libra (traz troca ao amor) e Peixes (traz devoção ao amor). Por outro lado, a amorosa energia venusiana combina-se de maneira mais contraditória quando Vênus está em Escorpião (muito intenso e passional), Áries (o amor precisa vir com tempero e até algumas briguinhas) ou Virgem (pode-se ser muito crítico nas escolhas afetivas).

QUÍRON: CURANDO A NÓS MESMOS ATRAVÉS DOS OUTROS

quíronQuíron é um asteróide entre Saturno e Urano. Foi descoberto em 1977, e muitos astrólogos acham ser o regente de Virgem, signo que divide o planeta Mercúrio com Gêmeos. Mas Quíron ainda não foi aceito, de modo que os estudos em torno dele são experimentais.
Quíron simbolizaria uma área aonde teríamos uma ferida. É como se tivéssemos sido feridos com uma flecha envenenado naquele signo e casa onde está na nossa carta natal. É como se tivéssemos uma excelente percepção de como curar os outros naquela área específica, mas não soubéssemos como curar a nós mesmos. Ou fôssemos compelidos a curar os outros como forma de curar a nós mesmos.
Quíron também mostra uma área aonde temos um talento instintivo. Por exemplo, se você tem Quíron em Virgem, pode saber naturalmente lidar com plantas, ervas, alimentação, saúde. Pode ser o tipo de pessoa que tem uma habilidade curativa mesmo sem saber.
Tudo isso se baseia no mito de Quíron, um centauro que teria sido adotado pelo deus Apolo. Sob a proteção de Apolo, Quíron, metade homem, metade centauro, tornou-se médico, sábio, terapeuta, professor, profeta e músico. Um dia, ao tentar salvar um centauro que teria sido ferido por uma flecha envenenada, Quíron acabou por também se ferir e se envenenar. Ele conseguiu curar o centauro, mas não a si próprio, e o seu sofrimento tornou-se bastante grande. Mas Quíron era imortal, de modo que estava fadado a sofrer para sempre. Sabendo, então, que Prometeu estava acorrentado por ter roubado o fogo para a Humanidade, Quíron decidiu participar de uma troca: a liberdade de Prometeu por sua imortalidade. Dessa forma, teria a chance de se livrar do seu infortúnio de sofrer eternamente pela ferida incurável, transformando-se na constelação do Centauro.
O ponto onde Quíron está no seu mapa mostra uma área em que você é talentoso, tem habilidade (exatamente como no mito), mas também foi ferido e tem que estar sempre atento para agir de forma positiva naquele setor. Parece que prestando serviço aos outros você encontra mais facilmente a sua cura naquela área.
Na tabela abaixo, procure a posição de Quíron e leia as descrições logo a seguir. É possível que o posicionamento por casa (se você o souber) seja bastante semelhante à descrição feita para o signo de Quíron.

TRANSFORMAÇÃO ATRAVÉS DE PLUTÃO

 

Plutão é o regente de Escorpião. Leva 248 anos para percorrer o zodíaco inteiro e fica de doze a trinta e dois anos em um signo, tendo a órbita mais excêntrica do sistema solar!
Plutão tem um significado coletivo e individual. O significado coletivo é o de representar o inconsciente coletivo. Ele também simboliza as transformações sofridas e sua passagem por um signo traz profundas mudanças nos temas ligado a ele.
O significado individual também é ligado a transformação. A casa que Plutão ocupa revela uma área em que a pessoa deseja poder e também está mais sujeita a sofrer transformações. As pessoas com Plutão destacado – por exemplo, na primeira casa ou em contato com o Sol ou a Lua) são muito intensas, sensuais, profundas e também um pouco solitárias.

SONHOS, NÉVOA E INSPIRAÇÃO ATRAVÉS DE NETUNO


Netuno é o regente de Peixes. Permanece cerca de 14 anos em um signo, trazendo uma diluição nos temas relacionados com aquele signo.
Netuno tem um significado coletivo e individual. O significado coletivo é simbolizar o sonho de uma geração e também de modificar sutil porém irrevogavelmente os temas ligados àquele signo, trazendo maior flexibilidade, muitas vezes através de desilusões. Também tem influência sob o comportamento de uma geração, simbolizando com o que aquela geração sonha, influenciando inclusive na estética.
O significado individual é ligado a uma área aonde você é mais sensível, imaginativo e suave. A casa que Netuno ocupa revela um assunto que ela não vê com clareza e objetividade, e isso pode trazer tanto criatividade e inspiração como enganos. Por isso aquela casa está sujeita a viver uma experiência profunda de amor e ligação, mas também a trazer sofrimento e decepção, e isso depende muito da própria pessoa.
As pessoas com Netuno destacado – por exemplo, na primeira casa ou em contato com o Sol ou a Lua, são intuitivas e flexíveis, encantadoras ou perdidas. Sobretudo, elas tem algo de camaleônico em si. Identificam-se com o sofrimento alheio, mas às vezes perdem-se nos próprios problemas.

MUDANÇAS E ORIGINALIDADE ATRAVÉS DE URANO

 

Urano é o regente de Aquário. Permanece cerca de 7 anos em um signo, ocasionando mudanças nos temas relacionados aquele signo.
Urano tem um significado coletivo e individual. O significado coletivo é o de representar mudanças, novas maneiras de encarar os temas do signo em que ele está. Também tem influência sob o comportamento de uma geração, indicando o que aquela geração tenderá a modificar e revolucionar.
O significado individual é ligado a originalidade e uma maneira diferente de ver as coisas. A casa que Urano ocupa revela uma área em que a pessoa é mais inquieta. Aquela casa também está mais sujeita a mudanças súbitas e rompimentos. As pessoas com Urano destacado – por exemplo, na primeira casa ou em contacto com o Sol ou a Lua – são inconvencionais, independentes e tendem a causar mudanças, distúrbios ou despertamentos por onde passam.

SATURNO, ESFORÇO E AMADURECIMENTO

 

Saturno é o regente de Capricórnio. Fica cerca de dois anos e meio em cada signo. Durante aquele período você precisa trabalhar as questões relativas àquele signo e a casa aonde ele está no seu mapa astral. Se Saturno estiver transitando na sua segunda casa, por exemplo, você tem que organizar melhor as suas finanças e gastos.
Saturno pede responsabilidade e amadurecimento. Quando você executa bem essa tarefa, fica com uma sensação de dever cumprido. Tudo o que é bom precisa ter Saturno no meio: ele está no trabalho meticuloso do cientista, no esforço continuado do atleta e na sua meta de fazer algo bem feito!
No mapa astral, a casa de Saturno é uma casa de maior seriedade e trabalho. Você é mais seletivo e amadurecido nela! Mas, algumas vezes, teve de enfrentar bloqueios iniciais ou se esforçar bastante para adquirir a segurança que procurava.
Por isto, a casa onde Saturno está mostra o assunto aonde você tem que trabalhar mais. Algumas vezes, você pode encontrar mais dificuldades nela, e é por esse motivo que você tem vontade de superar aquele assunto! Por exemplo, Demóstenes, o orador grego, tinha sido gago. Machado de Assis, grande escritor de nosso país, nasceu pobre e mulato. São exemplos de pessoas que se depararam com dificuldades iniciais e decidiram superá-las, tornando-se autoridades em seus campos de atividade
 
Júpiter é o regente de Sagitário e co-regente de Peixes. Fica cerca de um ano em cada signo. Durante aquele ano as questões relativas àquele signo vêm mais à tona, ficam mais em evidência.
No mapa astral, a casa de Júpiter costuma ser uma casa de sorte, proteção e expansão! Embora você tenha de fazer algo para aproveitar isto.
Também mostra o assunto aonde você pode ser mais exagerado, insatisfeito (podia ser melhor) ou excessivo. Mas é uma casa em que, em geral, você terá facilidade em entender a importância daquele assunto, e tenderá a um crescimento, de um modo ou de outro.

MARTE, ENERGIA & AÇÃO


Marte é o regente de Áries, e co-regente de Escorpião. A cada 2 anos, mais ou menos, ele completa o giro por todo o zodíaco.
Marte simboliza a energia. É o modo que você faz as coisas: tanto a maneira como você executa tarefas como o modo como você se afirma. Isso explica porque alguns agem de forma enérgica ou e outros agem mais suavemente. Também explica porque alguns são mais explosivos e outros mais passivos.
Fora isso, Marte no mapa revela a energia masculina. No mapa dos homens, mostra como ele se afirma como homem, qual é o estilo dele. E no mapa das mulheres, o tipo de homem que as atrai.
A casa que Marte ocupa revela uma área em que você é mais ativo e afirmativo. Você tem muita energia para os assuntos daquela casa.
As pessoas com Marte destacado – por exemplo, na primeira casa ou em contato com o Sol ou a Lua, são batalhadoras, agitadas e de forte personalidade.
Na tabela abaixo, você encontra uma descrição do tipo de energia propiciada por cada um dos doze signos em que Marte pode estar. Você também encontrará uma descrição sobre o tipo de homem que se é quando Marte está em um signo ou o que a mulher procura em um homem, também de acordo com o signo.

MERCÚRIO, PENSAMENTO E COMUNICAÇÃO

 

Mercúrio é a sua maneira de pensar e comunicar. Há muitas variações. Há quem se comunique de maneira calma, pausada. Outros comunicam de maneira simpática. Outros comunicam e trazem idéias. Há quem mude de idéia facilmente e aqueles que são fixos. E assim por diante.
Mercúrio não se afasta mais do que 28 graus do Sol. Considerando que cada signo tem 30 graus, Mercúrio pode estar, então, no próprio signo solar da pessoa ou no signo anterior ou posterior. Se estiver no próprio signo, ela terá uma maneira de pensar e comunicar que é muito coerente com o seu jeito de ser. Se estiver em um signo posterior ou anterior, ela se comunica de um jeito diferente do que é interiormente. Por exemplo: Sol em Áries com Mercúrio em Touro se comunica de um jeito mais calmo e pausado, embora sua natureza continue sendo impulsiva. Outro exemplo: Sol em Virgem com Mercúrio em Libra, a pessoa é crítica e analítica, mas procura de comunicar de um jeito agradável.
Abaixo, consulte o signo em que está seu Mercúrio. O signo em que está seu Mercúrio revela COMO você se comunica e a casa onde está Mercúrio revela quais são suas áreas de interesse.

A LUA E AS EMOÇÕES

 

A Lua, junto com o Sol e o Ascendente, forma a base da personalidade. Ela rege de que forma reagimos aos acontecimentos emocionais, tais como raiva, alegria, tristeza. Alguns de nós serão mais esquentadinhos, outros serão mais diplomáticos, haverá, também, aqueles que reagem rapidamente a uma ofensa e aqueles que preferem ponderar, e assim por diante.
A Lua também representa a mãe, a personalidade dela, segundo o nosso ponto de vista.
O signo onde a Lua está revela aquilo que mais nos afeta ou magoa, e também o que mais nos deixa felizes e satisfeitos.
Abaixo, os doze posicionamentos da Lua por signo. Fatores como uma conjunção com um planeta podem trazer algumas modificações no significado da Lua naquele signo, mas não mudam a mensagem geral do signo. A primeira coluna refere-se a como a mãe era aos olhos da criança. Foram colocadas características positivas, porém, se a pessoa tem dificuldade no seu relacionamento com a mãe pode vê-la mais pelo seu lado negativo, que também foi exposto. A segunda coluna mostra as características emotivas de cada Lua e a terceira aquilo que mais magoa, onde está o foco da sensibilidade. É especialmente útil quando sabemos da posição de um de nossos familiares e evitamos fazer aquilo que está apontado como um ponto sensível.

O SIGNO SOLAR E O QUE SOMOS

 

O Sol simboliza o ‘eu’. É o único ‘planeta’ do Zodíaco cuja posição é constante, isto é, sempre em uma mesma época do ano já sabemos em que signo ele estará. É por isso que muita gente imagina que a Astrologia seja apenas o signo solar. Sim, é verdade que você terá muitas características do seu signo solar, mas não todas, porque ainda há mais nove planetas na sua carta natal e mais o Ascendente!
O Sol simboliza força e vitalidade, e representa o melhor de você, aquilo que você faz de melhor. A casa por ele ocupada mostra aonde você vai brilhar e ser bom, e também características suas que se complementam ao signo solar. Quer um exemplo? Suponhamos que você seja um pisciano. Mas se você tiver o Sol na casa cinco, regida por Leão, você será um pouquinho ‘leonino’, também, pois gostará de estar em evidência, se divertir e será muito caloroso.

Entenda mais sobre as Casas Zodiacais


As casas zodiacais são demarcadas a partir do grau do signo Ascendente, elas designam áreas de nossa vida e com a determinação do ascendente iremos observar como os planetas estão distribuídos pelas casas da carta natal. Num primeiro momento vamos olhar O Sol, a Lua e o Regente do Mapa, para identificarmos qual são as áreas da vida que o indivíduo se apresentam mais certo de si (Sol), onde ele é mais emocional e reativo (Lua) e onde a sua natureza o impulsiona conscientemente ou não (vai depender da natureza do planeta regente do Ascendente).
 
Abaixo eu coloco alguns significados chaves sobre as casas zodiacais, vamos tentar entender nosso mapa observando em que casas os planetas estão, e através destes três exemplos que citei acima, vamos buscar encontrar em que áreas da vida nós temos mais presença de espírito.
 
Mas devo lembrar que o Ascendente correto é a melhor forma de se conseguir uma leitura eficaz, mesmo o ascendente aproximado fala bastante, mas podem surgir ou desaparecer ângulos dependendo do tamanho da diferença para a hora certa. Ângulos são energias em movimento que vão ajudar a fluir ou não a natureza de cada um.
 
1ª Casa: Representada pelo Ascendente, é através de seu planeta regente que saberemos qual é o nosso Deus protetor. Nesta casa aprendemos sobre a aparência física da pessoa, como ela se veste, como se auto-afirma, sua atitude diante da vida e como as pessoas irão perceber sua “primeira imagem”. Mostra como as pessoas o vêem, e como você quer que os outros o vejam.Revela sobre a infância e o primeiro desenvolvimento.Dependendo do signo solar da pessoa o ascendente pode tornar-se mais proeminente ou menos, tanto o regente do mapa como o regente do signo solar irão influenciar na fisionomia do indivíduo.
 
2ª Casa: Representa as posses, o potencial financeiro, quanto dinheiro você poder ganhar por si mesmo, mas também representa aquilo que lhe traz segurança, estabilidade e valores morais e materiais. Esta casa lida com a capacidade sinestésica do indivíduo, aqui “tudo” que é “seu” também é representado por sensações e sentimentos, através do sabor, do toque, do cheiro, apreende-se partes da realidade a sua volta. Planetas aqui podem nos esclarecer sobre talentos e expectativas com relação ao ganho de dinheiro.
 
3ª Casa: É a casa da comunicação, dos irmãos, parentes próximos e dos amantes. Das viagens curtas e dos primeiros estudos. Representa como aprendemos e nos relacionamos com o mundo nos primeiros anos de vidas, fala tanto dos estudos até o ensino médio, como de habilidades que podem ser estimuladas através do estudo teórico.
 
4ª Casa: Ou IC, representa a família, a maternidade, nossas raízes, nossa ancestralidade. Fala de nossas bases emocionais, relacionamento com os pais e os próprios. Também dá uma idéia de como será o fim da vida da pessoa e como será o lar que irá construir. Nesta casa os planetas representam as pessoas da sua familia que tem/tiveram uma grande influência em seus primeiros anos de vida.
 
5ª Casa: Representa o prazer, a arte, o teatro, os primeiros filhos. Como seu Eu se expressa no mundo. Fala de talentos artísticos em potencial dentro do indivíduo, como ele se sente no centro das atenções. Que tipos de estímulos são inspiradores para este indivíduo? Dependendo da natureza dos planetas presentes, pode-se deduzir sobre fertilidade e potencial número de filhos.
 
6ª Casa: Representa o trabalho, a rotina, a saúde física, os funcionários ou a maneira de ser no ambiente de trabalho. Esta casa fala de tudo que é feito de forma cotidiana, aquelas coisas que devem ser literalmente cuidadas, como plantas, animais, relacionamentos profissionais, a saúde e higiene do corpo. Se o Ascendente é uma primeira imagem e o Descendente é como o indivíduo é na intimidade, a casa VI é a imagem da pessoa no trabalho. Planetas nesta casa podem indicar muita seriedade no trabalho.
 
7ª Casa: Representa o outro, o casamento, as sociedades legais, questões judiciais e os inimigos declarados(porque a casamento e inimigos declarados estão na mesma casa ainda estou buscando entender melhor, mas certos tipos de relacionamentos nos dão uma pista né…). Planetas nesta casa podem tanto falar sobre o(s) tipo(s) de pessoa(s) que o indivíduo tende a se relacionar e denotam características fortes no parceiro, mas também falam de energias que estarão sempre presentes no relacionamento de uma forma ou de outra.
 
8ª Casa: Representa o nosso lado oculto, aquilo que o senso comum não encara de forma aberta ( as vezes nem nós) assuntos deixados na tangente da sociedade, tais como morte, sexualidade, magia, espiritismo, bruxaria,etc. É como se essa casa fosse mais uma caverna, onde bem lá no fundo, depois de encarar muita coisa tenebrosa, cada um pudesse acessar seu tesouro pessoal, um potencial de regeneração e transformação.É aqui no fundo que se encontra aquilo que foi chamado de ” Lapis philosophorum”.
 
9ª Casa: Representa a filosofia, a sabedoria, a meditação, a religião, as viagens longas,os estudos acadêmicos, dos cunhados e dos sogros (algum carioca diria que a casa da sogra fica mais lá para a casa 8 ou 12…rs). Planetas aqui falam do relacionamento com alguns parentes distantes ( parente que não é parente, sacas?), mas também de que forças podemos nos valer quando estamos longe de casa, se as viagens serão fortuitas ou desafiadoras, por trabalho ou diversão.
 
10ª Casa: Ou MC representa o status social, o reconhecimento público, a responsabilidade, o Ego cristalizado, o profissionalismo. Aqui no Meio-do-céu, é onde a tradição e a opinião pública se juntam para falar do indivíduo que conseguiu angariar para si prestígio e notoriedade. Na astrologia antiga, sol aqui representa fama.
Não somente como você deixa sua marca para posteridade, mas também como você busca deixar esta marca.A cúspide da casa não contém obrigatoriamente planetas no mesmo signo da casa e isso muitas vezes pode falar que a vontade ser reconhecido, e o resultado dessa ação, se expressam de forma diferente.
 
11ª Casa: Representa os amigos, os ideais, a astrologia, a vanguarda, os relacionamentos não emocionais ou superficiais. Aqui na casa XI é como cada um se relaciona no meio da multidão, não somente com as pessoas rotativas mas também em grupos muito grandes, como em grandes shows. Os planetas aqui podem nos dar uma idéia de como são os amigos que cada um magnetiza para si e qual é o potencial de crescimento destes relacionamentos, por exemplo, Vênus na casa XI pode levar a muitos amigos que viram “algo a mais”, já um marte ou urano podem falar de amizades nem sempre confiáveis.
 
12ª Casa: Representa os inimigos ocultos, os desafios da vida, a espiritualidade e as formas de fuga ou de iluminação de cada um. Esta casa pode ser olhada como o grande oceano da alma do indivíduo, ali estará coisas que foram esquecidas nas brumas das emoções passadas. Planetas aqui podem tanto falar de talentos para trabalhos de caridade e filantropia, como podem descrever possíveis doenças mentais ou espirituais. Na casa XII os planetas também significam representações de forças interiores, de diversas naturezas.
 

26/10/2013 14:13 - Lua em Leão

26/10/2013 14:13 - Lua em Leão
Período de muita extroversão e ânimo, excelente para passeios, diversões, festas e comemorações. Os prazeres estão associados ao reconhecimento pessoal, romances calorosos e programas noturnos em lugares luxuosos. Atividades relacionadas à criatividade e à literatura, bem como teatro e divertimentos são favorecidos. A tendência à dramaticidade fica evidente, e os egos ficam inflamados, sendo necessário ter atenção para lidar com as pessoas e seus orgulhos. Os assuntos que requeiram tomada de decisões, que envolvam riscos e precisem de improvisacão e criatividade são beneficiados.

25 de outubro de 2013

24/10/2013 01:37 - Lua em Câncer

24/10/2013 01:37 - Lua em Câncer
Período em que a emotividade e a sensibilidade ficam em destaque. Uma certa melancolia e sentimentalismo toma conta das pessoas, que podem ficar instáveis. Atividades domésticas e assuntos que envolvam familiares dão mais resultados. Os assuntos do passado vêm à tona tornando o ambiente mais saudosista e romântico. O mais adequado é lidar com assuntos menos arriscados e que não requeiram decisões rápidas. O período é mais adequado para a lidar com assuntos pessoais. Visitas a familiares, encontros com amigos do passado e arrumar as gavetas e papéis antigos.

21 de outubro de 2013

21/10/2013 14:15 - Lua em Gêmeos

21/10/2013 14:15 - Lua em Gêmeos
Um período de maior agitação no ar. Os assuntos que envolvam comunicação, divulgação e lazer intelectual estão em pauta. O comércio e tudo que se refere à propaganda, educação e serviços editoriais se desenvolvem bem. Período favorável para reuniões, palestras, cursos e treinamento obtêm resultados mais satisfatórios. Toda e qualquer atividade intelectual e mental iniciada nesta fase alcança seus objetivos. A habilidade e a destreza mental adquire maior qualidade. É um período extremamente mental e os assuntos que envolvam emoção tendem a resultados desfavoráveis.

20 de outubro de 2013

19/10/2013 05:28 - Lua em Touro

19/10/2013 05:28 - Lua em Touro
Fase em que as atividades ligadas às finanças e negócios de modo geral tendem a dar mais resultados positivos. Atividades ligadas ao comércio de jóias e objetos de arte, moda, restaurantes, construção e jardinagem são favorecidas. Época para desfrutar os prazeres físicos. A sensualidade se torna mais evidenciada e os romances se tornam mais íntimos. Período em que tudo tende a ser mais lento, desfavorável para iniciar novos projetos que requeiram resultados rápidos. Os assuntos que exijam paciência, determinação, confiabilidade e durabilidade estão favorecidos.

18 de outubro de 2013

PLANETA URANO

Urano


 
   Urano (também referido como Úrano) é o sétimo planeta do Sistema Solar, situado entre Saturno e Neptuno. A característica mais notável de Urano é a estranha inclinação do seu eixo de rotação, quase noventa graus em relação com o plano de sua órbita; essa inclinação não é somente do planeta, mas também de seus anéis, satélites e campo magnético. Urano tem a superfície mais uniforme de todos os planetas caracterizando-se pela sua cor azul-esverdeada, produzida pela combinação de gases na sua atmosfera, e tem anéis que não podem ser vistos a olho nu; além disso, tem um anel azul, que é uma peculiaridade planetária. Urano é um de poucos planetas que tem um movimento de rotação retrógrado, similar ao de Vénus.
   Tem 27 satélites à sua volta e um fino anel de poeira.
   O seu diâmetro equatorial é de cerca de 51 118 km, isto é, quatro vezes superior ao da Terra. Urano situa-se a cerca de 2 870 000 000 de km do Sol, equivalente a 19,18 vezes a distância da Terra ao Sol (19,18 U.A. - Unidades Astronómicas).
   A inclinação axial próxima de 90º de Urano fá-lo girar praticamente "deitado"; por isso as suas regiões equatoriais ficam muito fracamente expostas à luz e à energia solar a maior parte do tempo, especialmente por ocasião dos solstícios de Urano. O que ainda permanece incógnito e sem resposta clara é o facto da temperatura destas regiões não serem menores do que as temperaturas registradas nos pólos; estes, em função da inclinação axial, ficam alternadamente expostos à radiação solar. É provável que haja algum tipo de geração de calor e que a dinâmica atmosférica deste planeta promova, de alguma forma, o aquecimento das regiões equatoriais, mas até o momento não há consenso entre os cientistas sobre como se processa.

Estrutura interna
   Urano tem um núcleo composto de rochas e gelo de diferentes tipos, este último muito mais abundante. O planeta tem uma densa atmosfera formada por uma mistura de Hidrogénio e Hélio que pode representar até 15% da massa planetária. Urano (assim como Neptuno) é em muitos aspectos um gigante gasoso cujo crescimento se interrompeu sem ter acumulado as grandes massas dos gigantes planetas gasosos internos Júpiter e Saturno.

Os anéis de Urano
  
   O planeta Urano possui um sistema de anéis planetários de complexidade intermediária entre o conjunto mais amplo em torno de Saturno e os sistemas mais simples em torno de Júpiter e Neptuno. Os anéis de Urano foram descobertos em 10 de março de 1977 por James L. Elliot, Edward W. Dunham, e Douglas J. Mink. Mais de 200 anos antes, William Herschel também relatou ter observado anéis, apesar de serem muito escuros e fracos. Mais dois anéis foram descobertos em 1986 pela Voyager 2, e dois anéis exteriores foram encontrados em 2003-2005 pelo telescópio espacial Hubble.
   Até 2008 o sistema de anéis de Urano possuia 13 anéis distintos. O raio de distância é de cerca de 38.000 km para o mais próximo e de cerca de 98.000 km para o anel mais afastado. Arcos adicionais de poeira fraca podem existir entre os anéis principais. Os anéis são muito escuros.
   A maioria dos anéis de Urano são opacos, com apenas alguns quilómetros de largura. O sistema de anéis contém pouca poeira global, consiste principalmente de grandes massas de 0.2-20 m de diâmetro. No entanto, alguns anéis são opticamente finos. A relativa ausência de poeira no sistema de anéis de Urano é devido ao arrasto aerodinâmico a partir da alargada exosfera de Urano.
   Acredita-se que os anéis de Urano sejam relativamente jovens, com não mais de 600 milhões de anos. O mecanismo que define os estreitos anéis não é bem entendido. Inicialmente acreditava-se que os anéis tinham luas próximas a eles. No entanto, em 1986 a Voyager 2 descobriu apenas um par Cordélia e Ophelia à volta do anel mais brilhante. O sistema de anéis de Urano provavelmente originou-se da colisão e fragmentação de uma série de luas, uma vez que existiam em torno do planeta. Após a colisão, as luas provavelmente quebraram-se em inúmeras partículas, que tornaram-se estreitos e densos anéis estritamente limitados apenas em zonas de máxima estabilidade.

Os seus satélites naturais
   Urano tem 27 satélites naturais conhecidos. Nenhum deles possui atmosfera. Os nomes dos satélites de Urano foram retirados de personagens de várias peças de William Shakespeare e de obras de Alexander Pope, especialmente os personagens principais femininos deles. Referimos a seguir o nome delas, bem como a obra literária a que estão associadas:
  • Oberon (Sonho de uma noite de verão de Shakespeare)
  • Titânia (Sonho de uma noite de verão, de Shakespeare)
  • Umbriel (The Rape of the lock, de Alexander Pope)
  • Ariel (A Tempestade, de Shakespeare; também em The Rape of the lock, de Pope)
  • Miranda (A Tempestade, de Shakespeare)
  • Puck (Sonho de uma noite de verão, de Shakespeare)
  • Pórcia (O Mercador de Veneza, de Shakespeare)
  • Julieta (Romeu e Julieta, de Shakespeare)
  • Créssida (Troilo e Créssida, de Shakespeare)
  • Rosalinda (Como lhe aprouver - As You Like It, de Shakespeare)
  • Belinda (The Rape of the lock, de Pope)
  • Desdémona (Otelo, de Shakespeare)
  • Cordélia (Rei Lear, de Shakespeare)
  • Ofélia (Hamlet, de Shakespeare)
  • Bianca (A megera domada - Taming of the Shrew - de Shakespeare)
  • Sycorax (Mãe do Monstro Caliban - A tempestade - de Shakespeare)
   Os satélites maiores são Titânia e Oberon, de tamanho semelhante (1580 e 1520 km de diâmetro, respectivamente). Outros satélites importantes são Umbriel, Ariel e Miranda. Eram estes os cinco satélites conhecidos de Urano antes da chegada da Voyager 2. Astrónomos localizaram-nos entre 1787 e 1848.
   Os satélites maiores foram fotografados pela sonda espacial Voyager 2 entre1985 e 1986. As fotos tiradas por ela ainda são as imagens de maior resolução que temos destas luas tão distantes.
   Nos meses anteriores à chegada da Voyager 2 sua câmera foi dedicada à exploração do plano equatorial para descobrir novos satélites invisíveis da Terra. Ela encontrou 10 luas com diâmetros de 40 a 160 kms. Elas estão localizadas entre o anel mais externo e Miranda. Posteriormente, a partir dos anos 90, o Telescópio espacial Hubble permitiu aumentar o número de satélites conhecidos para um total de 27.
Miranda é um satélite de apenas 470km de diâmetro. Ele tem o precipício mais alto do Sistema solar (Verona Rupes); uma parede muito alta com 20 km altura (10 vezes mais altas que as paredes do Grand Canyon, na Terra).
   Uma particularidade das luas de Urano é que 8 das 9 luas mais distantes (Francisco, Caliban, Stephano, Trinculo, Sycorax, Prospero, Setebos e Ferdinand) são todas luas de massa relativamente pequena, orbitam Urano no sentido retrógrado ao movimento dos planetas e possuem uma grande inclinação em relação ao plano orbital.

17 de outubro de 2013

Uma Ótima tarde a todos!!!!

Que a luz Divina recaia sobre todos!!!
Abraços a todos os visitantes do blog :)

Lua em Áries-16/10/2013 22:19

16/10/2013 22:19 - Lua em Áries
Ótimo para esportes e competições. Período favorável para iniciar projetos, principalmente se envolverem algum esforço físico. Propício para atividades que lidem com máquinas, motores, ferro e fogo. Como a energia está em abundância as pessoas se tornam competitivas e autoconfiantes. A energia sexual fica em evidência. Treinamentos, jogos esportivos e atividades individuais tendem a ter bons resultados. A ambição e o desejo de vencer toma conta dos ânimos, mas deixa as pessoas irritáveis e nervosas. Explosões e discussões podem ocorrer.

15 de outubro de 2013

14/10/2013 18:07 - Lua em Peixes

14/10/2013 18:07 - Lua em Peixes
Atividades ligadas ao bem estar público, auxílio ao próximo e espiritualidade são a marca deste período. Questões relativas à arte e à música são beneficiadas. As pessoas ficam propensas ao consumo de álcool e drogas. Inadequado para tomada de decisões que se refiram a finanças ou à matéria. Excelente para a inspiração, a criatividade e meditação. Emoções e sentimentos se tornam mais evidentes. A tendência à compreensão e entendimento se manifesta claramente, mas aparecem pessoas enganosas e desonestas. Ótimo para contato com o mar, o mundo interior e com a arte.

13 de outubro de 2013

12/10/2013 15:01 - Lua em Aquário

12/10/2013 15:01 - Lua em Aquário
Ideal para encontros de grupos de estudo e trabalhos que exijam cooperação mútua. Período ideal para trocas de idéias e informações com amigos e grupos de afinidade. Assuntos que se relacionem com a modernidade, tecnologia, comunidade e ideais são beneficiados. As pessoas se tornam mais extrovertidas e amistosas, desejando usufruir de seus direitos. Questionamento das normas estabelecidas, atividades novas, inconvencionais e controvertidas tendem a obter resultados benéficos. Rebeldia e revolução são a marca deste período. A liberdade é o foco principal.

11 de outubro de 2013

Aprenda curiosidades incríveis sobre o Sol

Aprenda curiosidades incríveis sobre o Sol

Ele é a fonte de vida do nosso planeta; saiba mais!

sol_siteO Sol é a estrela mais próxima do nosso Sistema Solar
O Sol está no centro do Sistema Solar e todos os planetas giram a seu redor, cada um com um período diferente. Ele é o responsável pelo suprimento da luz e da energia necessárias para a existência de vida na Terra.
Ele é uma estrela, como todas as outras que vemos no céu à noite. Só que as outras estão a muitos anos-luz e, por isso, que parecem pontinhos no céu. Já o Sol está milhares de vezes mais próximo (a apenas 8 minutos-luz de distância).
Conheça outros fatos incríveis sobre a grande estrela do Sistema Solar.
Fogo? Nada disso
Ele parece sempre em chamas, mas não existe qualquer sinal de fogo no Sol. O que acontece lá é que a atmosfera solar é formada por gases que causam explosões e geram calor e luz.
Muitos gases
O Sol tem uma massa 332.900 vezes maior do que a da Terra e um volume 1.300.000 vezes maior que o do nosso planeta. Ele é composto basicamente de hidrogênio (74% de sua massa, ou 92% de seu volume) e hélio (24% da massa solar, 7% do volume solar), a outros elementos, incluindo ferro, níquel, oxigênio, silício, enxofre, magnésio, néon, cálcio e crômio.
sol_site5O Sol está bem distante da Terra
Lá longe
O Sol está tão distante, mas tão distante da Terra, que a sua luz demora 8 minutos e 18 segundos para chegar aqui. O astro-rei, aliás, é só mais uma estrela no meio de outras 200 bilhões que existem na nossa galáxia.
Bem velhinho
O Sol tem cerca de 4,5 bilhões de anos de idade e, como toda estrela, um dia ele vai apagar. Calma, aí, isso só vai acontecer daqui uns 4,5 bilhões de anos. Aí, ele vai se tornar uma nebulosa, depois uma anã-branca até virar uma estrela anã-negra. Ou seja, sua luz vai ficar tão fraca que o calor que ele emite não vai chegar mais em nosso planeta e toda a vida por aqui vai desaparecer.
sol_site3Uma eclipse pode escurecer totalmente o dia!
Quem apagou a luz?
Quando a Lua fica entre a Terra e o Sol, ocorre um eclipse solar. Nessa hora, a Lua vai cobre parcialmente ou totalmente o Sol, podendo escurecer o céu e o dia fica parecendo noite. Esse fenômeno pode ocorrer de duas a cinco vezes por ano. Para os povos do passado, as eclipses eram um sinal de que os deuses estavam zangados com os humanos.
Sai de baixo!
Quando o Sol chegar ao final de sua vida, sua temperatura aumentará bastante e as camadas exteriores irão se crescer de tamanho. Essa expansão provavelmente engolirá os planetas Mercúrio e Vênus – e possivelmente até a Terra. Mesmo se nosso planeta mudar sua órbita e conseguir escapar de ser engolido, ele ficará tão, tão gelado que não haverá chance de ter vida por aqui.
sol_site6Tempestades solares são explosões bem fortes na superfície do Sol
Tempestade sem chuva
Há épocas em que as explosões na superfície do Sol são bem fortes, as chamadas de tempestades solares. O grande astro libera muita energia e radiação, causando desastres como destruição de satélites artificiais em órbita da Terra, interferência nos serviços de telefonia e até queda de energia elétrica.
Gravidade em ação
O Sol também como função manter o Sistema Solar em ordem. Ele tem uma gravidade 28 vezes maior do que a Terra e é essa força que atrai os planetas, luas e asteroides, mantendo cada corpo celeste em seu devido lugar.
Na medida certa
A distância entre a Terra e o Sol é um fator fundamental, pois permite criar um ambiente de temperatura e luminosidade adequado para a manutenção da vida. Nenhum outro planeta do Sistema Solar, com exceção de Marte, possui as condições ideais de vida semelhante às da Terra; uns são muito quentes, outros muito frios. Por falar em temperatura, também fica óbvio que sem o Sol, a Terra seria um lugar incrivelmente gelado.
sol_site2As auroras boreal e austral liberam arcos coloridos no céu
Cores mágicas
Partículas de material solar lançadas no espaço causam o vento solar, um fenômeno que forma arcos luminosos nos polos da Terra, conhecido como aurora boreal (região norte) ou aurora austral (região sul).
Superpoderoso
Os antigos consideravam o Sol um deus. Para os gregos, por exemplo, ele era Hélios, que percorria o céu em sua carruagem e levando calor e luz para os humanos. Hoje sabemos que ele é uma estrela, mas tem como negar poder: sem ele, não existiria vida no planeta Terra.
As camadas do Sol
camadas-sol
1. Núcleo – Há grande concentração de gases como hidrogênio e hélio, responsáveis pelas reações químicas que produzem a energia solar.
2. Zona de radiação – As reações químicas continuam e a energia é transportada para fora.
3. Zona de convecção – Os gases se movem e liberam muita energia para a superfície.
4. Fotosfera – É a superfície visível do Sol. A olho nu, ela parece bem uniforme. Na verdade, ela é formada pequenas estruturas hexagonais, os grânulos, separadas por zonas mais escuras.
5. Cromofesra – É uma região fica para fora da superfície solar, formada por gases.
6. Corona – Camada gasosa, também externa, onde acontecem os ventos solares.
Você sabia que...
  • O Sol tem 1.390.000 quilômetros de diâmetro? É tão grande que, dentro dele, caberiam um milhão de planetas do tamanho da Terra. E, acredite, existem no universo estrelas muito maiores do que o nosso astro.
  • A Nasa e a Agência Espacial Europeia tem monitorado constantemente as atividades do Sol? Esses estudos e observações têm por objetivo aumentar os conhecimentos sobre essa importante estrela e melhorar a vida em nosso planeta.
  • Em várias línguas, a palavra domingo significa “dia do sol”? Por exemplo, em inglês (Sunday) e em alemão (Soontag).
  • Não se deve olhar diretamente para o Sol? A luz é tão forte que pode machucar os olhos. Além disso, alguns de seus raios podem queimar a pele e causar doenças.
  • A luz solar viaja mais ou menos 150 milhões de quilômetros em apenas 8 minutos para chegar à Terra? Velocidade turbo!

Fases da Lua em 2013



q.minguante


nova


q. crescente


cheia




Janeiro
dia 05
às 00:58



dia 11
às 16:44



dia 18
às 20:45



dia 27
às 01:38











q. minguante


nova


q. crescente


cheia

Fevereiro
dia 03
às 10:56



dia 10
às 04:20



dia 17
às 17:31



dia 25
às 17:26







q. minguante


nova


q. crescente


cheia

Março
dia 04
às 18:53



dia 11
às 16:51



dia 19
às 14:27



dia 27
às 06:27







q. minguante


nova


q. crescente


cheia

Abril
dia 03
às 01:37



dia 10
às 06:35



dia 18
às 09:31



dia 25
às 16:57







q.minguante


nova


q. crescente


cheia


q. minguante

Maio
dia 02
às 08:14



dia 09
às 21:28



dia 18
às 01:35



dia 25
às 01:25



dia 31
às 15:58







nova


q. crescente


cheia


q. minguante

Junho
dia 08
às 12:56



dia 16
às 14:24



dia 23
às 08:32



dia 30
às 01:54







nova


q. crescente


cheia


q. minguante

Julho
dia 08
às 04:14



dia 16
às 00:18



dia 22
às 15:16



dia 29
às 14:43







nova


q. crescente


cheia


q. minguante

Agosto
dia 06
às 18:51



dia 14
às 07:56



dia 20
às 08:13



dia 28
às 06:35







nova


q. crescente


cheia


q. minguante

Setembro
dia 05
às 08:36



dia 12
às 14:08



dia 19
às 08:13



dia 27
às 00:55







nova


q. crescente


cheia


q. minguante

Outubro
dia 04
às 21:35



dia 11
às 20:02



dia 18
às 20:38



dia 26
às 20:40







nova


q. crescente


cheia


q. minguante

Novembro
dia 03
às 09:50



dia 10
às 02:57



dia 17
às 12:16



dia 25
às 10:48







nova


q. crescente


cheia


q. minguante

Dezembro
dia 02
às 21:22



dia 09
às 12:12



dia 17
às 06:28



dia 25
às 10:48

10 de outubro de 2013

Lua em Capricórnio 10/10/2013 12:18

10/10/2013 12:18 - Lua em Capricórnio
Período indicado para planejamento profissional e estabelecimento de metas a médio e longo prazo. Atividades que exijam disciplina, responsabilidade e segurança são favorecidos. As pessoas tendem a se tornar mais sérias, cautelosas e conservadoras. Não é um período adequado para atividades que exijam rapidez e dinamismo. Os assuntos ligados a negócios, empreendimentos, economia e política obtêm resultados mais compensadores. Questões ligadas a imóveis, construção e reformas são beneficiados. Um certo pessimismo e depressão pode tomar conta dos ânimos.

9 de outubro de 2013

Constelações



O QUE É CONSTELAÇÃO

Antes da década de 30, as constelações eram definidas como agrupamentos de estrelas na esfera celeste* que, imaginariamente, formavam figuras de personagens como pessoas, animais, objetos ou seres mitológicos. Este conceito passou a ser inconveniente para o progresso científico do século XX.
Em 1930, Eugène J. Delporte propôs um novo conceito de constelação. Este foi adotado pela IAU (International Astronomical Union - União Astronômica Internacional) e continua em vigor até hoje, o qual determina que constelação é a divisão da esfera celeste, geometricamente, em 88 regiões ou partes. De maneira que, olhando para o céu de dentro da esfera celeste, qualquer objeto celeste que estiver na região de uma constelação, além das estrelas da mesma, é considerado parte da constelação. Esse objeto pode não ter qualquer tipo de ligação astrofísica com os outros objetos pertencentes à constelação.
Na realidade, as estrelas e outros constituintes de uma constelação geralmente não têm relação física entre si. Mas tendemos a pensar o contrário. Isto porque quando olhamos para o céu, não temos a percepção das distâncias reais das estrelas a nós, mas apenas uma idéia da disposição delas em relação às outras na esfera celeste. Por isso, temos a impressão de que todas as estrelas, nebulosas, galáxias e outros objetos celestes, estão todas à mesma distância da Terra e próximos entre si.
Na figura abaixo, temos um exemplo de constelação. A linha vermelha ao redor do desenho artístico de uma cruz indica a região que delimita a constelação do Cruzeiro do Sul na esfera celeste. O desenho da cruz está sobre as linhas imaginárias que ligam as principais estrelas da constelação. A diferença no brilho aparente das estrelas é representada no tamanho do desenho delas.
  

*Esfera Celeste: quando observamos o céu noturno em uma noite estrelada, temos a impressão de estarmos no meio de uma grande esfera ou abóbada (espécie de teto curvo) onde estariam incrustadas as estrelas. Isto inspirou os antigos a chamar o céu de esfera celeste. Hoje essa idéia é usada apenas para simplificar a compreensão do céu, suas regiões e mudança de posição aparente durante o decorrer da noite. Não fazem parte da esfera celeste os planetas, o Sol e a Lua por suas relações mais dinâmicas em relação à Terra.
ORIGEM DAS CONSTELAÇÕES
 
O ser humano desde a antiguidade possui curiosidade a respeito do céu estrelado. Isto é evidenciado em inscrições e construções antigas. O céu era visto com certo espanto, receio, admiração e respeito. O desconhecimento das causas científicas dos fenômenos astronômicos instigava o ser humano a destinar valores divinos aos astros celestes.
As constelações foram inventadas pelo ser humano. Cada povo e tribo possuíam suas próprias constelações. Às vezes, coincidia que quase o mesmo conjunto de estrelas tinha nome e significado diferentes para povos diferentes. Guardar a forma ou a localização dessas figuras no céu não era um trabalho fácil, e assim, criavam mitos e histórias sobre as constelações.
Com o tempo, os povos perceberam que as constelações podiam ser úteis. Era possível identificar os períodos de caça, agricultura e pesca. Serviam para determinar a passagem do tempo, as estações do ano e o clima. Foram feitos calendários inspirados nos fenômenos celestes (como os períodos lunares e solares). Demarcaram a trajetória do Sol durante o ano usando as constelações que chamaram de Zodíaco (dependendo da posição do Sol no Zodíaco, sabiam-se as condições do clima e as estações do ano).
Atualmente, as constelações não possuem a mesma importância da antiguidade. Mas ainda são úteis para os estudos astronômicos, como por exemplo, indicar direções no Universo e tornar mais fácil a identificação de astros no céu. Existem estrelas que são utilizadas para direcionar equipamentos de navegação espacial, como a Canopus, da constelação Carina, a Formalhaut, do Peixe austral, e Sírius, do Cão maior.
Algumas constelações só podem ser vistas completamente por alguém que se encontra num hemisfério terrestre. Por exemplo, a Ursa Menor, por quem está no Hemisfério Norte, e o Octante, por quem está no Hemisfério Sul.
Das 88 constelações reconhecidas pela União Astronômica Internacional hoje, mais da metade foram descritas primeiramente pelos gregos antigos. Cláudio Ptolomeu (127-145 d.C.), baseando-se provavelmente no catálogo de estrelas do astrônomo grego Hiparco (século II a.C.), atualizou o mesmo e organizou as estrelas em 48 constelações, registradas em seu sétimo e oitavo livro Almagesto. Entre o século XVI e XVII d.C., astrônomos europeus, navegantes e cartógrafos celestes, adicionaram novas constelações às de Ptolomeu, principalmente feitas pelos europeus que primeiro exploraram o Hemisfério Sul: o astrônomo Johannes Hevelius, os holandeses, Frederick de Houtman, Pieter Dirkszoon Keyser e Gerard Mercator, o astrônomo francês Nicolas Louis de Lacaille, e outros.
As 88 constelações ocidentais
Segundo a União Astronômica Internacional, a esfera celeste está dividida em 88 partes. Abaixo, estão seus nomes em latim e sua tradução para o português:
 

Andromeda, Andrômeda (mit.)

Antlia, Bomba de Ar

Apus, Ave do Paraíso

Aquarius, Aquário
Aquila, Águia
Ara, Altar
Aries, Áries (Carneiro)
Auriga, Cocheiro
Boötes, Pastor
Caelum, Buril de Escultor
Camelopardalis, Girafa
Cancer, Câncer (Caranguejo)
Canes Venatici, Cães de Caça
Canis Major, Cão Maior
Canis Minor, Cão Menor
Capricornus, Capricórnio
Carina, Quilha (do Navio)
Cassiopeia, Cassiopéia (mit.)
Cetus, Baleia
Chamaeleon, Camaleão
Circinus, Compasso
Columba, Pomba
Coma Berenices, Cabeleira
Corona Australis, Coroa Austral
Corona Borealis, Coroa Boreal
Corvus, Corvo
Crater, Taça
Crux, Cruzeiro do Sul
Cygnus, Cisne
Delphinus, Delfim
Dorado, Dourado (Peixe)
Draco, Dragão
Equuleus, Cabeça de Cavalo
Eridanus, Eridano
Fornax, Forno
Gemini, Gêmeos
Grus, Grou (tipo de ave)
Hercules, Hércules
Horologium, Relógio
Hydra, Cobra Fêmea
Hydrus, Cobra Macho
Indus, Índio
Lacerta, Lagarto
Leo, Leão
Leo Minor, Leão Menor
Lepus, Lebre
Libra, Libra (Balança)
Lupus, Lobo
Lynx, Lince
Lyra, Lira
Mensa, Montanha da Mesa
Microscopium, Microscópio
Monoceros, Unicórnio
Musca, Mosca
Norma, Régua
Octans, Octante ou Oitante
Ophiuchus, Caçador de Serpentes
Orion, Órion (Caçador)
Pavo, Pavão
Pegasus, Pégaso (Cavalo Alado)
Perseus, Perseu (mit.)
Phoenix, Fênix
Pictor, Cavalete do Pintor
Pisces, Peixes
Piscis Austrinus, Peixe Austral
Puppis, Popa (do Navio)
Pyxis, Bússola
Reticulum, Retículo  
Sagitta, Flecha
Sagittarius, Sagitário
Scorpius, Escorpião
Sculptor, Escultor
Scutum, Escudo
Serpens, Serpente
Sextans, Sextante
Taurus, Touro
Triangulum, Telescópio
Triangulum Australe, Triângulo Austral
Tucana, Tucano
Ursa Major, Ursa Maior
Ursa Minor, Ursa Menor
Vela, Vela (do Navio)
Virgo, Virgem
Volans, Peixe Voador
Vulpecula, Raposa

 
IDENTIFICANDO ALGUMAS CONSTELAÇÕES
 
 Das 88 constelações ocidentais, algumas são mais fáceis de identificar no céu noturno por causa de suas estrelas de maior brilho aparente. Uma constelação bastante fácil é a de Órion, cuja sigla é “Ori”. Esta é uma das mais bonitas do céu noturno, e representa a figura mitológica de um caçador ou de um guerreiro gigante em companhia de seus dois cães de caça (representados pelas constelações Cão Maior e Cão Menor).
Na mitologia grega, Órion foi perseguido e ferido mortalmente por um escorpião enviado para matá-lo. Esses dois personagens, Órion e Escorpião, tornaram-se constelações, e foram postos no céu em oposição: quando Órion está se pondo no oeste, Escorpião está nascendo no leste. Mas há outras mitologias, em outras culturas, relacionadas a estes personagens.
         Para encontrar Órion, o observador pode procurar no céu um conjunto de três estrelas próximas de brilho parecido e enfileiradas, conhecidas como “Três Marias” (seus nomes verdadeiros são: Alnilam, Alnitak e Mintaka). Estas fazem parte de Órion, sendo seu cinto ou cinturão. Próximo ao cinturão é possível ver quatro estrelas brilhantes, duas acima e duas abaixo do cinturão, formando uma figura que lembra asas de borboleta.
 
         Há um objeto celeste bem conhecido nesta constelação, que é a Nebulosa de Órion ou M42 / M43. É uma grande nuvem de gás e poeira formadora de estrelas. Encontra-se a cerca de 1500 anos-luz de distância. O telescópio Hubble já detectou cerca de 150 regiões nessa nebulosa onde há formação de estrelas e talvez futuros sistemas estelares com planetas.
                        
Constelações da Bandeira

Abaixo, temos a parte da bandeira do nosso país onde há a representação parcial ou total das principais estrelas de algumas constelações. As estrelas da bandeira brasileira representam os estados e o Distrito Federal do nosso país, sendo 26 estrelas para os estados e uma para o Distrito Federal.

 
O céu representado na nossa bandeira corresponde ao céu da cidade do Rio de Janeiro no dia e hora da Proclamação da República, que aconteceu no dia 15 de novembro de 1889, às 08h30min. Neste horário, não havia estrelas visíveis no céu além do nosso Sol, pois a luz dele, espalhada na nossa atmosfera, ofusca o brilho das outras estrelas. Mas mesmo assim, os astrônomos sabiam as constelações que estavam no céu naquele momento.
Segundo a Lei nº 5.700 de 1º de Setembro de 1971, as estrelas representadas na bandeira devem ser postas como se estivessem sendo vistas de fora da esfera celeste. Por causa disso, as constelações aparecem “espelhadas” (invertidas). Veja abaixo um exemplo.
Numa constelação, a estrela mais brilhante recebe o nome de alfa; a segunda mais brilhante recebe o nome de beta; a terceira mais brilhante recebe o nome de gama, e assim por diante, sempre de acordo com a ordem alfabética do alfabeto grego. Temos assim: alfa crux, beta crux, alfa leonis, beta leonis e ect.

Cruzeiro do Sul (Cru)
Esta constelação é importante e famosa no Hemisfério Sul. Apesar de ser pequena, é bem reconhecível por suas estrelas de brilho considerável.
O Cruzeiro do Sul, para os gregos antigos, pertencia à constelação do Centauro. Os navegantes europeus no século XVI transformaram essa parte do Centauro em outra constelação e a chamaram de Cruzeiro do Sul. Por sua vez, o cruzeiro ajudava nas rotas dos navegantes, pois o eixo maior da cruz aponta aproximadamente para o pólo Sul celeste. Basta tomarmos o tamanho do eixo maior da cruz e o prolongarmos em linha reta cerca de quatro vezes e meia.
Um dos objetos celestes interessantes no Cruzeiro do Sul é o Aglomerado Aberto de estrelas chamado Caixa de Jóias ou NGC 4755. Pode ser visto a olho nu, próximo a beta crux, como uma pequena mancha. Tem o nome de Caixa de Jóias, pois nos dá a impressão de estarmos vendo jóias brilhantes ao telescópio.
Na nossa bandeira, as estrelas do Cruzeiro do Sul representam os estados do sudeste do país e o estado da Bahia.


Temos os estados, em ordem de brilho das estrelas: São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo.

Escorpião (Sco)

Constelação facilmente reconhecível. Podemos vê-la do lado esquerdo do Cruzeiro do Sul na direção leste. A “cauda” curva, sugerindo uma interrogação de ponta cabeça é muito aparente no céu. Faz parte do zodíaco, e se localiza entre as constelações da Libra e de Sagitário. Na mitologia grega, foi o animal que matou Órion com sua picada.

A estrela de maior brilho aparente desta constelação é a supergigante vermelha Antares, e é centenas de vezes maior que o Sol. É conhecida também como o “coração do Escorpião”.
Na nossa bandeira, representa os estados do nordeste, em ordem de brilho das estrelas: Piauí, Maranhão, Ceará, Alagoas, Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco.
                     

Cão Maior (CMa)
Cão Maior é a constelação que contém a estrela mais brilhante do céu noturno, Sírius. Para os gregos antigos, este cão era um dos que seguiam o caçador mitológico Órion em suas caçadas. Sírius é bastante semelhante ao Sol em tamanho e luminescência. Está a cerca de 8,7 anos luz de distância.

As histórias sobre os cães de Órion não são de proporções míticas, mas os gregos tinham várias crenças interessantes sobre Sírius, Alpha Canis Majoris. O nome Sírius  talvez tenha vindo do grego, que significa "ardente". O Ano Novo ateniense começava com o aparecimento desta estrela.


Na bandeira, representa os seguintes estados, em ordem de brilho das estrelas: Mato Grosso, Amapá, Rondônia, Roraima e Tocantins.
 
Cão Menor (Cmi)
Representa o menor dos cães de caça de Órion. O único ponto de interesse é a sua alfa, Procyon. O nome significa em grego "antes do cão", referindo-se ao fato de que esta estrela aparece no céu, do Hemisfério Norte, um pouco antes de Sírius nascer. Está a cerca de 11,4 anos-luz de distância, e está quase tão perto de nós quanto Sírius.
Na nossa bandeira, esta constelação é representada pela estrela Procyon, uma estrela sozinha, no lado esquerdo e debaixo da faixa “Ordem e Progresso”. Representa o estado do Amazonas.
Triângulo Austral (TrA)
"O Triângulo do Sul" é uma constelação que também não é difícil de ser identificada, pois é uma das poucas que possui uma figura óbvia. Localiza-se próximo ao Cruzeiro do Sul e da constelação do Centauro.
Na bandeira, representa os estados do sul do país. Em ordem de brilho aparente das estrelas, temos: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
 
Virgem (Vir)
Esta é a segunda maior constelação do céu e a maior do Zodíaco. Virgem possui uma série de antigos mitos e contos. Para os antigos romanos, era a deusa Ceres do crescimento das plantas alimentares e das colheitas, e particularmente do milho.
Alpha Virginis é conhecida como Spica: a orelha "de trigo" que a deusa carrega. Spica é um binário eclipsante azul-branco com um período de pouco mais de quatro dias. A estrela é o dobro do tamanho do Sol, mas com uma luminosidade de cerca de duas mil vezes a do sol. Está a 260 anos-luz de distância.    

Há um aglomerado de galáxias chamado Aglomerado de Virgem. Este aglomerado fica localizado no “ombro” da Virgem. Acima, está representado pelos pequenos círculos vermelhos no alto da figura.
Na bandeira, a estrela Spica representa o estado do Pará, sendo a única estrela acima da faixa “Ordem e Progresso”.

Carina (Car)
Esta constelação não é fácil de identificar no céu. Carina significa a quilha (peça estrutural básica de uma embarcação) do navio mitológico Argo. Fazia parte da figura do Navio mitológico, que representa a nau dos argonautas, e foi dividida em três partes no século XVIII: Carina, Popa e Vela.
Carina é o lar da estrela Canopus (alpha Carinae), a segunda estrela mais brilhante do céu noturno. Localiza-se a cerca de 310 anos-luz de nós.
Na bandeira, a estrela Canopus representa o estado de Goiás.
 
  
Hidra (Hya)
Hidra é a maior constelação da esfera celeste. Estende-se por mais de um quarto do céu, passando perto de constelações como, a Balança, o Centauro, o Corvo, a Taça, o Sextante e Câncer.
É difícil de ver no céu, pois suas estrelas em geral têm pouco brilho, e é uma constelação muito extensa. O que mais chama a atenção nesta constelação é a região da cabeça, formada por seis estrelas de brilho modesto.
Na mitologia grega, Hidra era um monstro de muitas cabeças morto por Hércules em um de seus doze trabalhos. Mas no céu é representada como uma cobra d’água de uma só cabeça.
Na bandeira, a Hidra aparece por apenas duas estrelas, e representam os estados do Acre e Mato Grosso do Sul.

Octante (Oct)
Representa um instrumento náutico chamado de Octante ou Oitante, que serve para dividir um círculo em oito partes, o que facilita a tomada de medidas angulares na astronomia e navegação. A constelação foi criada pelo astrônomo francês Nicolas Louis de Lacaille no século XVI. Ela comemora o Octante, que foi inventado por John Hadley em 1731. 
A maioria das estrelas do Octante tem pouco brilho aparente, incluindo sigma(σ) octantis, a estrela do pólo Sul (que na verdade está a um grau a partir do pólo sul verdadeiro atualmente). Por seu brilho tão ínfimo, é difícil vê-la a olho nu. Por isso, não temos no hemisfério sul uma estrela brilhante para demarcar um local próximo ao pólo assim como a estrela polar Norte, Polaris (Ursa Menor). Mas podemos encontrar o local aproximado do pólo Sul celeste usando a constelação do Cruzeiro do Sul.
Na bandeira, esta constelação aparece somente pela estrela sigma octantis, e representa o Distrito Federal. Pode parecer estranho que tenha sido escolhida uma das estrelas menos brilhantes no céu para representar a capital do nosso país. Mas o motivo disso é o seguinte: é a estrela mais próxima do pólo Sul celeste, e por isso, as estrelas das outras constelações giram ao redor da sigma octantis, ou seja, todos os estados do Brasil “giram” ao redor do  Distrito Federal.
 
Veja a foto abaixo. Esta é uma foto de longa exposição da região do pólo Sul celeste, onde se podem ver os rastros das estrelas no céu indicando suas trajetórias no decorrer do tempo. Percebe-se que não há estrelas de brilho muito grande próximas ao pólo.
  
                                                  Fonte da foto: www.douglasgalante.com/voar.htm
  
Constelações do Zodíaco

O Zodíaco é uma faixa do céu limitada por dois paralelos de latitude celeste: um situado a 8º ao norte e o outro a 8º ao sul da Eclíptica (linha central do Zodíaco). Nessa faixa, passam sempre o Sol, a Lua e os planetas.
A Eclíptica é o círculo máximo da Esfera Celeste que representa a trajetória anual do Sol em seu movimento aparente ao redor da Terra. O movimento aparente do Sol é uma consequência do movimento de translação da Terra, que em um ano, descreve sua órbita ao redor do Sol. Este se desloca pela Eclíptica atravessando 13 constelações chamadas de constelações zodiacais, que são: Peixes, Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Ofiúco, Sagitário, Capricórnio e Aquário. Para um observador na Terra, a impressão é de que o planeta está fixo e o Sol, em um ano, realiza uma volta pela Esfera Celeste, percorrendo a Eclíptica.
 
O Zodíaco possui importância apenas pelo fato de ser sobre ele que estão o Sol, a Lua e os planetas. Na realidade, há 24 constelações localizadas na faixa zodiacal, algumas totalmente inclusas, e outras em somente uma parte. Mas as que são atravessadas pela Eclíptica são 13 constelações.
O Sol permanece em média um mês em cada constelação na Esfera Celeste. No caso de Virgem, onde leva mais tempo, são 44 dias, já em Escorpião, onde passa menos tempo, apenas 07 dias (e daí vai para Ophiuchus, onde passa 18 dias).
A seguir, as constelações do Zodíaco serão apresentadas de acordo com a ordem de passagem do Sol durante o ano, considerando como primeira constelação o Capricórnio (de 19 de janeiro a 15 de fevereiro).
Capricórnio (Cap)
A constelação é antiga, e foi um dos primeiros membros do Zodíaco, sendo a sua menor constelação. Possui estrelas de pouco brilho, e por isso não é fácil de identificá-la no céu. A linha vermelha, atravessando Capricórnio na figura, representa a linha da Eclíptica. Localiza-se entre Aquário e Sagitário. É normalmente traduzida como "A Cabra do Mar" ou "A Cabra-Peixe", embora o nome signifique, literalmente, com chifres de cabra.
Na mitologia grega, representava o deus Pã, que era semelhante a um bode. Pã era muito indeciso, nunca sabia tomar uma decisão depressa. Numa ocasião, os deuses estavam fugindo de um monstro marinho chamado Tifón. Os deuses se disfarçaram para despistar o monstro, mas Pã, em dúvida de qual animal se transformar, quando viu a sombra do monstro aproximar-se, sem conseguir decidir-se, transformou o seu tronco em cabra e as suas pernas num rabo de peixe: ficou transformado num peixe-cabra.

 Aquário (Aqr)
É uma das maiores constelações do Zodíaco, localiza-se entre Capricórnio e Peixes. O Sol passa em Aquário de 16 de fevereiro a 11 de março. Na mitologia grega, representa um jovem, e às vezes um homem velho, derramando água de uma jarra. Era um belo pastor, Ganimedes, de quem Zeus se agradou. Zeus enviou uma águia (há versões que dizem que o próprio Zeus que se transformou) que levou o rapaz para o monte Olimpo, onde serviria como copeiro dos deuses.
 
Peixes (Psc)
Representa dois peixes ligados pelas suas caudas na estrela alpha piscium. Na verdade, o nome da alfa, "Al Rischa", significa "o cordão". A constelação é bastante fraca; as estrelas de Peixes são geralmente de quarta magnitude. Localiza-se entre Aquário e Áries. O Sol passa em Peixes de 12 de março a 18 de abril.
Sua importância está em conter o ponto em que o Sol cruza o equador indo em direção ao norte a cada ano, no equinócio de março. Veja na figura abaixo onde a linha de cor vermelha, a Eclíptica, e a de cor azul, o Equador Celeste, se cruzam.

No mito grego, representa Afrodite e seu filho Eros, que se transformaram em peixes e mergulharam no Eufrates para escapar do monstro Tífon.

Áries (Ari)
Seu nome significa carneiro. Situa-se entre Peixes e Touro, e não é muito brilhante. Uma das formas de encontrá-la no céu é localizar as Plêiades (grande aglomerado aberto de estrela na constelação de Touro), pois fica próxima a este aglomerado. O Sol passa em Áries de 19 de abril a 13 de maio.
Na mitologia grega, representa o carneiro cujo velocino de ouro estava num carvalho na Cólquida, costa leste do mar Negro. Jasão e os argonautas fizeram uma viagem para levar o velocino à Grécia.

Touro (Tau) 
Touro é uma constelação que pode ser encontrada com facilidade. Localiza-se próxima a constelação de Órion. Sua estrela alfa, Aldebaran, é uma estrela gigante vermelha de cor muito visível no céu. Possui o grande e nítido aglomerado aberto de estrelas, Plêiades, conhecido também como Sete Irmãs. Podemos ver seis membros deste aglomerado a olho nu. Dista cerca de 400 anos-luz da Terra. O Sol passa em Touro de 14 de maio a 19 de junho.
 
Text Box: Plêiades
Outro aglomerado grande em Touro são as Híades (parte da constelação em formato de “V”). Está localizado a cerca de 150 anos-luz de nós, e é o aglomerado considerado mais próximo.
Há também outros objetos celestes interessantes, mas nem todos são possíveis de ver a olho nu ou com um telescópio pequeno. Um exemplo disso é a Nebulosa do Caranguejo (Veja abaixo). É o resto de uma estrela que explodiu. Foi visivelmente registrada em julho de 1054 por astrônomos chineses e japoneses. Na verdade, teria sido difícil não notar, pois esteve muito brilhante naquela época, o suficiente para ser visto até mesmo durante o dia por quase um mês.
Na mitologia grega, o Touro representa o disfarce que Zeus usou para atrair a atenção da princesa da Fenícia chamada Europa. Atravessou o Mediterrâneo a nado levando Europa nas costas até ilha de Creta.

Gêmeos (Gem)
Esta é uma constelação identificável com facilidade por suas estrelas mais brilhantes, Castor e Pollux, que representam as cabeças dos gêmeos mitológicos. Localiza-se entre Touro e Câncer. O Sol passa em Gêmeos de 20 de junho a 20 de julho.
Castor (alpha Geminorum) na verdade não é a mais brilhante de Gêmeos, mesmo tendo o nome de alfa. A mais brilhante é a Pollux. Castor está a 52 anos-luz de distância. Não é uma grande estrela em particular, tem cerca de duas vezes o diâmetro do Sol, e é um notável binário. Já Pollux, está a cerca de 34 anos-luz. É consideravelmente maior, com um diâmetro estimado de cerca de dez sóis. Elas estão a 4,5 graus de separação uma da outra, o que ajuda a observadores estimarem distâncias de separação entre outras estrelas no céu.

Na mitologia grega, os gêmeos são apenas metade irmãos. São filhos da mesma mãe (Leda), mas têm pais diferentes. O pai de Castor era um rei de Esparta, Tíndaro, e o pai de Pollux era ninguém menos que Zeus. 

Câncer (Cnc)
Câncer, traduzido como caranguejo, é a constelação mais fraca de todas as constelações do Zodíaco. Localiza-se entre Gêmeos e Leão. O Sol passa em Câncer de 21 de julho a 9 de agosto.
Um dos objetos celestes em Câncer é o aglomerado estelar M44 chamado de Presépio (ou Colméia, ou Manjedoura). É possível vê-lo a olho nu como um ponto difuso, e fica bonito pelo binóculo.


Na mitologia grega, o caranguejo atacou Hércules durante a sua luta com a Hidra, mas foi esmagado pelo pé do herói.
Leão (Leo)
É uma constelação onde a figura lembra realmente um leão. Localiza-se entre Câncer e Virgem. O Sol passa nesta constelação de 10 de agosto a 15 de setembro. No mito grego, Leão atormentava uma pequena aldeia da Grécia chamada Neméia. O animal era de couro impenetrável, mas Hércules conseguiu matá-lo.
Alpha leonis é chamada de "Regulus", e era vista como "Guardião do Céu". O nome de Regulus foi dado por Copérnico, mas a estrela era mais conhecida na antiguidade como “Cor Leonis”, “Coração de Leão”. Regulus é um binário múltiplo. Localiza-se tão próxima à Eclíptica, que a Lua muitas vezes passa perto, e até oculta a estrela em raras ocasiões.
  
Virgem (Vir)
O Sol passa em Virgem de 16 de setembro a 30 de outubro. Ver detalhes no tópico “Constelações da Bandeira”.
Libra (Lib)
Libra significa balança. Está localizada entre Virgem e Escorpião. Representa a balança da justiça segurada por Virgem. O Sol passa em Libra de 31 de outubro a 22 de novembro.
 
Para os gregos antigos, esta constelação fazia parte do Escorpião sendo suas garras. Por isso, suas duas estrelas mais brilhantes, ainda chamadas de Zubenelgenubi (alfa librae), veja seta vermelha na figura acima, e Zubeneschamali (beta librae), seta alaranjada na figura acima, significam “garra do sul” e “garra do norte”, respectivamente.
 
Escorpião (Sco)
O Sol passa em Escorpião de 23 de novembro a 29 de novembro. Ver detalhes no tópico “Constelações da Bandeira”.

Sagitário (Sgr)
O nome Sagitário deriva da palavra em latim sagitta que significa seta. Foram os romanos que deram o nome à constelação de Sagitário. É uma brilhante constelação do Zodíaco, entre Escorpião e Capricórnio. Tem como característica um padrão de estrelas que lembra o formato de um bule. Localiza-se próxima a região do céu onde está situada a direção do centro da nossa galáxia, Via Láctea. O Sol passa em Sagitário de 18 de dezembro a 18 de janeiro.

 Ofiúco (Oph)
Ofiúco, ou serpentário, é uma constelação distribuída sobre o equador celeste. Representa um homem segurando uma serpente. A cabeça de Ofiúco fica próxima da constelação de Hércules, e seus pés sobre a constelação do Escorpião. Embora seja uma constelação em que o Sol passe de 30 de novembro a 17 de dezembro, ela não faz parte do zodíaco. Mas vale citá-la aqui. A linha vermelha na figura abaixo é a linha da Eclíptica.
 
Na mitologia grega, Ofiúco era tido como o deus grego da medicina chamado de Esculápio. Ele ressuscitava os mortos. Hades, deus do Inferno, temendo que isto o atrapalhasse em seu comércio de almas mortas, pediu a Zeus que matasse Esculápio com um raio. Zeus pôs Esculápio entre as estrelas, onde é visto segurando uma serpente, símbolo da cura.