23 de setembro de 2013

Sol nas casas astrológicas

A casa astrológica ocupada pelo Sol no momento do nascimento indica onde temos mais necessidade de nos distinguirmos. É a área da vida onde precisamos nos separar dos comportamentos condicionados através da construção de nossa própria identidade. A expressão única do Sol dependerá dos aspectos que forma com os outros planetas, com o ascendente e com o Meio do Céu, que deve ser levado em conta quando vamos tentar entender mais sobre nossa conexão solar.

O Sol ilumina a casa que ele ocupa, dá clareza, é onde temos um conhecimento inato dos assuntos daquekla casa. Isto não significa sucesso garantido, mas significa um conhecimento a mais, uma habilidade que vem de dentro de nós para lidarmos com aqueles assuntos. A casa do Sol é uma espécie de ponto forte, pois é fonte de vitalidade sempre que conseguimos realizá-la e nosso sentido de identidade vem dela.

As descrições do posicionamento do Sol quase sempre são imperfeitas porque o Sol funciona de dentro para fora e assim depende mais do que a própria pessoa faz. O conhecimento inato dos assuntos daquela casa existe mas requer aplicação. O enfoque dado ao posicionamento do Sol é menos factual e mais voltado para o que pode significar para cada pessoa.

Sol na casa 1 ou no Ascendente


Quando o Sol está no ascendente, a pessoa sente que o ambiente da sua primeira infância apoia seus desejos e ela consegue expressar sua individualidade de maneira expontânea. Há forte impulso para ser notado, respeitado e reconhecido pelos outros, além da tendência de se colocar como líder. É essencial que se assuma a responsabilidade de revelar seu próprio caminho na vida, determinando de forma clara o que deseja obter e perseguir essa visão com persistência e determinação.

Esse posicionamento dá grande carisma, magnetiza, criando um temperamento animado e dando vitalidade física se não houver aspectos tensos. Geralmente persegue o sucesso pessoal mas o principal desafio é cruzar o abismo entre os sonhos infantis de ser especial e importante, e o nível real das verdadeiras realizações, onde se é único e importante pela contribuição criativa que se dá ao mundo.

A pessoa é sempre ela mesma, nada externo altera sua personalidade. Dificilmente alguém consegue obrigá-la a fazer o que você não quer por muito tempo. Quando se desenvolve bem as energias do Sol, ou seja do seu signo solar, tem a clara noção de que a sua vida depende mais de si mesma, de que só ela pode cuidar de si mesma, dando prioridade aos seus próprios desejos, indo atrás das suas próprias aspirações. O conhecimento inato seria da preservação da individualidade.

Sol na Casa 2


As questões materiais são predominantes e a segurança financeira é uma forma de definir a identidade e um canal para a auto-expressão. Porém, a transferência das necessidades de expressão para bens materiais nunca é plenamente satisfatória e a pessoa precisa buscar a riqueza interior, que pode ser refletida através de suas qualidades, talentos e habilidades pessoais. Será através da utilização consciente desses recursos internos que ela poderá desenvolver um senso de identidade única e atrair os recursos materiais necessários para a realização de seus talentos.

É necessário um esforço consciente para definir as verdadeiras necessidades e valores, sentir-se menos inseguro e não ficar inventariando o que tem, passando a estabelecer alvos e desejos verdadeiros a serem realizados, empregando todos os recursos, externos e internos, para atingi-los. Para isso é necessário construir uma auto-afirmação genuína, sem se desviar dos esforços de desenvolvimento pessoal, seja através do apoio nos recursos dos outros, seja utilizando a riqueza para exercer domínio sobre as pessoas e garantir a presença da platéia.

A pessoa tem clareza na questão da subsistência. Compreende a importância do que é ganhar o próprio sustento e produzir algo. Sabe que a vida não é só planejar e sonhar, mas também realizar, deixar algo de concreto. Ela centra-se nos seus valores e distingue-se através deles. São eles que filtram seu comportamento, suas escolhas, seu estilo de vida.

Sol na Casa 3

Os potenciais desse Sol são revelados através do desenvolvimento mental, intelectual e da habilidade para se comunicar. O prazer e o estímulo para ser único virá da troca de idéias, criando preciosas perspectivas pessoais. É necessário um empenho e uma responsabilidade pessoal para que o potencial de clareza e eloquência intelectuais se desenvolvam e a pessoa consiga iluminar conscientemente suas relações e comunicação pessoal.

A mente das pessoas com o Sol na casa 3 tende a manifestar uma atitude científica, voltada à exploração do mundo embora haja uma necessidade interna, nem sempre compreendida, de entender os processos de funcionamento da vida como um todo. O amadurecimento desse Sol requer abertura para a variedade de expressões individuais e o compartilhar daquilo que sente e sabe, seja através de informações, de conhecimento ou de compressões, de si e do mundo, pois isso será importante não só para a própria pessoa, que ficará mais consciente de si mesma e evitará as armadilhas da arrogância intelectual que paralisa o crescimento, como também para as outras pessoas, que aprenderão e crescerão com essa troca.

A vida para essa pessoa é troca, é se relacionar com o que está próximo, é ver o que está ao redor, conversar com quem estiver perto, saber o que está acontecendo. Ela crê que é preciso participar do mundo imediato e a sua vitalidade é ampliada por ele. O interesse pelo mundo ao redor a leva cedo na vida a desenvolver a habilidade de se comunicar, de fazer uma ponte entre ela e o mundo. A sua forma de se comunicar é peculiar e tem uma marca pessoal.

Sol na Casa 4

A procura da própria identidade passa pelas raízes, pelas heranças familiares, pelos padrões ancestrais e a vida em família. É exigido da pessoa uma iluminação consciente das raízes criativas através da investigação e integração interiores. O Sol no Fundo do Céu precisa se diferenciar e afirmar no meio dos fortes condicionamentos infantis e das poderosas tradições familiares, de modo que ela consiga criar um espaço para fincar suas próprias raízes, únicas e luminosas, de modo livre e sem culpa.

Com o Sol na Casa 4 há uma enorme necessidade de vida familiar e o desafio é criar independência para adquirir uma percepção do sentido e propósito da vida, do contrário as mudanças na composição familiar e nos relacionamentos entre os membros da família - como filhos que crescem, pais que morrem, irmãos que casam - desestruturam toda a consciência da pessoa.

Quando se consegue libertar dos primeiros condicionamentos ou se encontra um caminho que obrigue a redefinir seu senso identidade, então a pessoa passa a olhar para as suas raízes verdadeiras - fruto da existência de todos os seus ancestrais mas com características que só ele pode dar. É possível olhar para as bases da infância como o que realmente são: o berço de onde viemos com o objetivo de construirmos uma vida adulta bem sucedida e para permitir que a individualidade se desenvolva.

Quando essa consciência se forma, então pára de gastar energia seguindo o caminho socialmente aceito ou planejado pela família e vai em busca do prazer do próprio caminho. A pessoa guarda um sentimento de clã e de família e, quando gosta de alguém, aquela pessoa passa a fazer parte do seu mundo. Ela acolhe pois esse é o dom que traz em si mesma, seu interior é aconchegante, ela ilumina a vida íntima, privada, o convívio. Para essa pessoa, raízes são importantes e por isto o lugar em que se vive não é qualquer um, pois ela o torna especial.

Sol na Casa 5

É na casa 5 que o Sol encontra sua melhor expressão pois é a casa de sua regência. É na busca pelo prazer, pela criação e pelo romance que desenvolve sua identidade. A criatividade artística, sob forma intelectual, emocional ou material, são importantes para a auto-expressão e também um canal das energias do Sol. Esse posicionamento solar cria emoções ardentes, intensidade e alegria de viver.

É importante que a pessoa possa exprimir sua criatividade, pois isso é o que lhe dá uma auto imagem positiva e um papel social que realmente influenciará o mundo, através de suas ações e também do seu entusiasmo. A motivação básica faz a pessoa empreender sua aventura na busca de satisfação pessoal. Como acaba se sobressaindo por puro entusiasmo, corre o risco de criar personagens que agradam ao público e terá que enfrentar o perigo de perder sua totalidade para os seus aspectos mais aceitáveis.

Tendo a possibilidade de desenvolver a totalidade que lhe dá tanto amor à vida e carisma, pode esconder alguns aspectos da consciência traz conflitos e insatisfação, apagando o entusiasmo e afastando a platéia, obrigando a ser mais reflexivo em suas ações. Existe uma eterna criança brincalhona em quem tem o Sol na Casa 5. Essa pessoa deve aprender a ser livre e participar inteiramente da vida.

A pessoa compreende que a vida é diversão e gratificação. Ela tem o entusiasmo de uma criança dentro de si mesma, sempre em busca de um desafio, de algo para se realizar. Quer amar com entusiasmo e ser amada. Sabe que na vida é preciso deixar uma marca e ela tenta deixar a sua marca. Para ela, a vida sempre precisa ser um show e ela fará que seja.

Sol na Casa 6


A direção na vida e o senso de realização podem ser descobertos através do serviço que presta e dos cuidados com a saúde e dieta. Dedicando a essas áreas ajudará na definição de seu senso de identidade única, pois proporcionará canais para uma expressão pessoal. O desenvolvimento de rotinas e padrões de organização poderão proporcionar uma estruturação positiva e produtiva na vida.

As questões psicossomáticas serão ricas fontes de informação para o auto conhecimento, pois a vitalidade estará fortemente ligada à integração corpo-espírito e a pessoa tem que aprender, mais cedo ou mais tarde, a respeitar o seu corpo físico. O Sol na casa 6 faz com que a pessoa busque desenvolver suas habilidades e competência de modo a ocupar um lugar ativo no mercado de trabalho e assim ter um sentido de valor pessoal e de distinção, que é propriedade de todo Sol.

Porém o objetivo não é obter aplausos mas criar luz própria, a consciência de si e o resultado final será o aprendizado da arte de viver um dia após o outro, o que poderá ser feito com tanto gosto e sutileza que causará admiração. Sua grandeza está no simples, é um artista do cotidiano, da rotina, das pequenas coisas, nas quais vê graça e deixa a sua graça, seu humor, sua vitalidade. Brilha naquilo que faz e sabe que tem de se colocar inteiro nas suas tarefas, no seu trabalho, que ali tem de usar todos os seus recursos, suas habilidades, tendo a clareza de que o que faz, ficará.

Sol na Casa 7

O Sol na casa 7 irá se desenvolver através dos relacionamentos, das associações e das parcerias amorosas ou sociais. A participação em atividades conjuntas traz canais de expressão para a autodefinição de modo mais claro. O processo do Sol na casa 7 se inicia com o encontro de alguém que serve de modelo para a própria modelagem. Posteriormente a pessoa acrescenta as forças e qualidades inatas através de sua participação ativa na interação social.

Há o perigo da pessoa evitar o próprio desenvolvimento se escondendo atrás da identidade de outra pessoa, procurando alguém grande e forte que lhe diga o que deve fazer de sua vida como uma tentativa de viver o princípio solar através do outro. Mas como essa tática se mostra sempre improdutiva e decepcionante, não consegue sobreviver muito tempo e a pessoa acaba tendo que assumir as suas responsabilidades e enfrentar seus próprios desafios na construção dos relacionamentos. Assim a pessoa vai aprender a ser única com a ajuda do outro, fazendo com que todos que a ele se associem fiquem maiores e mais bonitos também.

Sua arte está nos relacionamentos e ela entende que ninguém é uma ilha, que as pessoas tem impacto umas sobre as vidas das outras. A pessoa se coloca inteira na arena dos relacionamentos e sabe a arte da diplomaciae do desvio mas também do enfrentamento. Entrando em contato com o outro, encontra várias vezes a si mesma e consegue ver o outro com maior clareza mais do ninguém.

Sol na Casa 8

Os relacionamentos que expõem paixões ocultas e esbarram em emoções primárias não resolvidas fazem parte do processo de desenvolvimento do Sol na Casa 8. A Casa 8 cria um grande interesse por tudo que está oculto ou é misterioso na vida e a vida se mostra de forma intensa. Às vezes pode temer as percepções de sentimentos que lhe transpassam, fazendo resistir a uma intimidade mais profunda com a vida e rejeitar o próprio potencial de transformação.

É necessário que se desenvolva coragem para explorar os próprios objetivos da vida, então as tensões se dissolvem através da auto-expressão consciente e os relacionamentos deixam de ser um campo de batalhas para se tornar a base para o crescimento e para o prazer, já que a necessidade de união se transforma em intensificação positiva da vida. Para que esse Sol brilhe é necessário que a pessoa crie consciência da ânsia humana de se reunir a algo maior que a si mesma através do amor por outro ser humano. Com esse objetivo, aprenderá a se expandir e transcender seus limites emocionais que criam o separatismo e isolamento que o desvitaliza.

A pessoa que tem o Sol na Casa 8 domina tudo aquilo que é profundo, busca ver sempre o que há por dentro, onde está o âmago de algo. Ela tem facilidade para descobrir coisas, pois está sempre atrás do que do que está oculto ou disfarçado. Entende a arte da intimidade, dos vínculos profundos, dos quais não tem medo. Conhece os sentimentos mais turbulentos e as perdas mas também o renascimento. Sempre se redescobre cada vez que morre e é obrigada a renascer. Muitas vezes, perde para poder ganhar.

Sol na Casa 9

Ao aumentar a compreensão e a perspectiva da vida, através de viagens, leituras ou pesquisas filosóficas, o Sol na casa 9 se vitaliza e potencializa. A jornada do Sol na casa 9 atravessa diferentes grupos, religiões, filosofias e estudos para criar uma visão pessoal da verdade que, ao ser compartilhada com os outros, criará seu senso de identidade e sua distinção como ser único.

É através da descoberta dos padrões básicos da vida que esse Sol ganhará inspiração e incorporará sua própria sabedoria. No entanto, o que aprender em seu caminho terá que criar expressão para ser compartilhado, pois também será útil para os outros e só terá significado real se puder ser passado para frente. O grande aprendizado é no sentido de conseguir trazer os grandes significados da vida para a realidade do aqui-agora, para que as descobertas feitas nos aspectos mais abstratos da vida possam orientar seus compromissos pessoais e iluminar a vida mais mundana.

A pessoa descobre que a vida é expansão e por isso, está sempre se expandindo. Compreende que a alma precisa ir longe, pois é do longínquo que volta reabastecida. Sabe que não é possível ficar apenas com experiências conhecidas, pois só se cresce ao sair da área de segurança. A vida jorra do conhecimento e é ali que esse Sol vai buscá-la, transitando com facilidade entre conceitos abstratos, princípios ou leis, entendendo que a vastidão que tudo isso tem na vida das pessoas.

Sol na casa 10 ou no Meio do Céu


Quando o Sol ocupa a casa 10 a pessoa se volta para a carreira, para as conquistas profissionais e o status social para construir sua identidade. Na casa 10 o Sol expressa seus potenciais na busca do reconhecimento de suas habilidades únicas. Existe muita pressa em ser admirado como alguém e a pessoa tem ambição de querer realizar seu propósito de vida rapidamente. Na luta para concretizar suas ambições, acaba desenvolvendo auto disciplina, perseverança e habilidade de concentrar sua vontade e energia para atingir a realização e admiração.

O ideal é tornar-se uma pessoa centrada, expressando suas forças e qualidades de modo direcionado, pois isso é que pode torná-la fonte de inspiração e de autoridade. Essa inspiração interna pode ser facilmente confundida com uma simples posição de destaque, que reluz como se fosse o resumo de um sonho, mas que é apenas ilusão, o verdadeiro “ouro de tolo". Quando esse desvio é tomado e o sentido de identidade ou de valor pessoal se prende demais a títulos ou posições sociais, a vida da pessoa se torna limitada e a desvitaliza, fazendo-a perder o sentido da vida, se essas coisas lhe são tiradas.

Em algum momento da vida, algo fará com que a pessoa perceba que seu poder vem dela mesma e não da necessidade que tem da admiração dos outros. A pessoa entende o mundo, como ele funciona, quais são suas leis, como alguém deve se comportar na esfera pública, pois sabe que dali é sempre observada. Entende intuitivamente que conquista o mundo aquele que o deseja e trabalha dia após dia para isto, mas adaptando-se as regras do mundo também. Dentro de si está claro que, não importa o que os seus antepassados, marido ou esposa fizeram, pois quem precisa fazer algo de significativo é ela mesma, pois provará e realizará algo para si mesma.

Sol na Casa 11

O Sol na Casa 11 se desenvolve na participação do grupo, na busca contínua de progresso social e cultural. A consciência se volta para a interação entre o individual e o coletivo, criando grande sensibilidade aos sofrimentos injustos de homens, animais e da natureza. Isso faz com que a criatividade ao longo do tempo acabe se vinculando à consciência pública e às soluções alternativas dos conflitos do grupo.

As amizades tem grande importância para o desenvolvimento da personalidade e os esforços para construir a própria identidade estarão vinculados às suas aspirações e metas coletivas. É importante que as pessoas com o Sol na Casa 11, façam um esforço consciente para estabelecer metas praticáveis quando se sentem inspiradas, pois será nesse esforço para a realização concreta que formarão um sentido de identidade, propósito e poder.

O mais importante ingrediente para a própria realização e a própria cura é ter uma razão para viver, criando uma função pessoal e interiormente ditada. Esse Sol se alimenta com a esperança que tem na transformação social e na capacidade que temos de viver juntos de maneira harmônica, vivendo essa transformação internamente para poder mostrar como se faz.

A pessoa sabe que uma das maiores riquezas da vida são os amigos e que nunca se sentirá sem rumo se tiver amigos. Ela sabe que o destino de uma pessoa não está desvinculado do destino de outros, pois vive os fatos e a cultura do seu tempo e com certeza participa dele. Se sintoniza tanto com o coletivo que muitas vezes personifica em sua vida o que virá ou o que é a máxima tendência hoje, pois gosta de estar um pouco no futuro e na efervescência do que está acontecendo agora.

Sol na Casa 12

Quando o Sol ocupa a casa 12 há um paradoxo, pois o Sol estabelece, esclarece e desenvolve uma identidade separada e única e a casa 12 trabalha no sentido de dissolver, desestruturar e subverter as fronteiras individuais. Há um conflito que requer da pessoa o desenvolvimento do sentido de identidade para além da conscientização normal: o ego e a vontade tem que desempenhar seu papel de servidor da alma.

Na jornada da casa 12 a pessoa tem que aprender a manejar o limite sutil entre o que é pessoal, individual e consciente, e o que é universal, coletivo e inconsciente. Isso significa ter que gastar muito tempo consigo mesma. Enquanto na casa 4 o inconsciente é revelado através da família e na casa 8 através da intimidade com o outro, duas casas em que o Sol tem que mergulhar em águas inconcientes, na casa 12 a pessoa tem que se conscientizar sozinho.

Durante o processo de formação do ego, há uma luta feroz para impedir a entrada de qualquer coisa mais vaga, irracional, mística ou transpessoal. Mas, quando chega a noite, tudo o que foi afastado da consciência invade os espaços e geralmente sob formas assustadoras. O resultado disso costuma tomar a forma de conflitos de identidade, doenças e um estranho e dolorido sentimento de ser rejeitado, o que acaba levando a pessoa ao isolamento e a voltar sua atenção ao que ocorre em seu interior.

Só quando aceita conscientemente as correntes inconscientes, buscando uma expressão criativa para essas forças, será possível a esse Sol a sua realização, que implica uma coabitação entre o pessoal e o universal e uma profunda amizade entre esse Sol e seu Deus. A pessoa se dissolve no mistério da vida, compreendendo que é parte dela, e nunca perde esta noção de parte do universo. Por isto, não separa a vida em escaninhos, pois percebe que está tudo interligado e que a frente de algo pode ser os fundos de outra coisa.

Sua compreensão tende a ser um pouco mais larga do que a de outras pessoas, porque abrange mais e não é algo que apareça na sua linguagem e sim que se reflete bastante nas suas atitudes, em coisas que acaba fazendo e muitas vezes nem sabe por quê. Muitas vezes vê o que ninguém viu e o que é claro para os outros pode não ser óbvio para si e vice-versa.

Um comentário:

  1. Maravilha de Matéria amei! aprendo muito com você,demais Marcio.
    Parabéns pela sua iniciativa.
    abraços

    ResponderExcluir

Comentarios