26 de outubro de 2013

Entenda mais sobre as Casas Zodiacais


As casas zodiacais são demarcadas a partir do grau do signo Ascendente, elas designam áreas de nossa vida e com a determinação do ascendente iremos observar como os planetas estão distribuídos pelas casas da carta natal. Num primeiro momento vamos olhar O Sol, a Lua e o Regente do Mapa, para identificarmos qual são as áreas da vida que o indivíduo se apresentam mais certo de si (Sol), onde ele é mais emocional e reativo (Lua) e onde a sua natureza o impulsiona conscientemente ou não (vai depender da natureza do planeta regente do Ascendente).
 
Abaixo eu coloco alguns significados chaves sobre as casas zodiacais, vamos tentar entender nosso mapa observando em que casas os planetas estão, e através destes três exemplos que citei acima, vamos buscar encontrar em que áreas da vida nós temos mais presença de espírito.
 
Mas devo lembrar que o Ascendente correto é a melhor forma de se conseguir uma leitura eficaz, mesmo o ascendente aproximado fala bastante, mas podem surgir ou desaparecer ângulos dependendo do tamanho da diferença para a hora certa. Ângulos são energias em movimento que vão ajudar a fluir ou não a natureza de cada um.
 
1ª Casa: Representada pelo Ascendente, é através de seu planeta regente que saberemos qual é o nosso Deus protetor. Nesta casa aprendemos sobre a aparência física da pessoa, como ela se veste, como se auto-afirma, sua atitude diante da vida e como as pessoas irão perceber sua “primeira imagem”. Mostra como as pessoas o vêem, e como você quer que os outros o vejam.Revela sobre a infância e o primeiro desenvolvimento.Dependendo do signo solar da pessoa o ascendente pode tornar-se mais proeminente ou menos, tanto o regente do mapa como o regente do signo solar irão influenciar na fisionomia do indivíduo.
 
2ª Casa: Representa as posses, o potencial financeiro, quanto dinheiro você poder ganhar por si mesmo, mas também representa aquilo que lhe traz segurança, estabilidade e valores morais e materiais. Esta casa lida com a capacidade sinestésica do indivíduo, aqui “tudo” que é “seu” também é representado por sensações e sentimentos, através do sabor, do toque, do cheiro, apreende-se partes da realidade a sua volta. Planetas aqui podem nos esclarecer sobre talentos e expectativas com relação ao ganho de dinheiro.
 
3ª Casa: É a casa da comunicação, dos irmãos, parentes próximos e dos amantes. Das viagens curtas e dos primeiros estudos. Representa como aprendemos e nos relacionamos com o mundo nos primeiros anos de vidas, fala tanto dos estudos até o ensino médio, como de habilidades que podem ser estimuladas através do estudo teórico.
 
4ª Casa: Ou IC, representa a família, a maternidade, nossas raízes, nossa ancestralidade. Fala de nossas bases emocionais, relacionamento com os pais e os próprios. Também dá uma idéia de como será o fim da vida da pessoa e como será o lar que irá construir. Nesta casa os planetas representam as pessoas da sua familia que tem/tiveram uma grande influência em seus primeiros anos de vida.
 
5ª Casa: Representa o prazer, a arte, o teatro, os primeiros filhos. Como seu Eu se expressa no mundo. Fala de talentos artísticos em potencial dentro do indivíduo, como ele se sente no centro das atenções. Que tipos de estímulos são inspiradores para este indivíduo? Dependendo da natureza dos planetas presentes, pode-se deduzir sobre fertilidade e potencial número de filhos.
 
6ª Casa: Representa o trabalho, a rotina, a saúde física, os funcionários ou a maneira de ser no ambiente de trabalho. Esta casa fala de tudo que é feito de forma cotidiana, aquelas coisas que devem ser literalmente cuidadas, como plantas, animais, relacionamentos profissionais, a saúde e higiene do corpo. Se o Ascendente é uma primeira imagem e o Descendente é como o indivíduo é na intimidade, a casa VI é a imagem da pessoa no trabalho. Planetas nesta casa podem indicar muita seriedade no trabalho.
 
7ª Casa: Representa o outro, o casamento, as sociedades legais, questões judiciais e os inimigos declarados(porque a casamento e inimigos declarados estão na mesma casa ainda estou buscando entender melhor, mas certos tipos de relacionamentos nos dão uma pista né…). Planetas nesta casa podem tanto falar sobre o(s) tipo(s) de pessoa(s) que o indivíduo tende a se relacionar e denotam características fortes no parceiro, mas também falam de energias que estarão sempre presentes no relacionamento de uma forma ou de outra.
 
8ª Casa: Representa o nosso lado oculto, aquilo que o senso comum não encara de forma aberta ( as vezes nem nós) assuntos deixados na tangente da sociedade, tais como morte, sexualidade, magia, espiritismo, bruxaria,etc. É como se essa casa fosse mais uma caverna, onde bem lá no fundo, depois de encarar muita coisa tenebrosa, cada um pudesse acessar seu tesouro pessoal, um potencial de regeneração e transformação.É aqui no fundo que se encontra aquilo que foi chamado de ” Lapis philosophorum”.
 
9ª Casa: Representa a filosofia, a sabedoria, a meditação, a religião, as viagens longas,os estudos acadêmicos, dos cunhados e dos sogros (algum carioca diria que a casa da sogra fica mais lá para a casa 8 ou 12…rs). Planetas aqui falam do relacionamento com alguns parentes distantes ( parente que não é parente, sacas?), mas também de que forças podemos nos valer quando estamos longe de casa, se as viagens serão fortuitas ou desafiadoras, por trabalho ou diversão.
 
10ª Casa: Ou MC representa o status social, o reconhecimento público, a responsabilidade, o Ego cristalizado, o profissionalismo. Aqui no Meio-do-céu, é onde a tradição e a opinião pública se juntam para falar do indivíduo que conseguiu angariar para si prestígio e notoriedade. Na astrologia antiga, sol aqui representa fama.
Não somente como você deixa sua marca para posteridade, mas também como você busca deixar esta marca.A cúspide da casa não contém obrigatoriamente planetas no mesmo signo da casa e isso muitas vezes pode falar que a vontade ser reconhecido, e o resultado dessa ação, se expressam de forma diferente.
 
11ª Casa: Representa os amigos, os ideais, a astrologia, a vanguarda, os relacionamentos não emocionais ou superficiais. Aqui na casa XI é como cada um se relaciona no meio da multidão, não somente com as pessoas rotativas mas também em grupos muito grandes, como em grandes shows. Os planetas aqui podem nos dar uma idéia de como são os amigos que cada um magnetiza para si e qual é o potencial de crescimento destes relacionamentos, por exemplo, Vênus na casa XI pode levar a muitos amigos que viram “algo a mais”, já um marte ou urano podem falar de amizades nem sempre confiáveis.
 
12ª Casa: Representa os inimigos ocultos, os desafios da vida, a espiritualidade e as formas de fuga ou de iluminação de cada um. Esta casa pode ser olhada como o grande oceano da alma do indivíduo, ali estará coisas que foram esquecidas nas brumas das emoções passadas. Planetas aqui podem tanto falar de talentos para trabalhos de caridade e filantropia, como podem descrever possíveis doenças mentais ou espirituais. Na casa XII os planetas também significam representações de forças interiores, de diversas naturezas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentarios