2 de outubro de 2013

MAGIA DAS VELAS

As velas sempre foram fonte de luz em épocas em que não havia energia elétrica, mas têm outras características que as incorporaram a todos os rituais de religiões diversas: trazem o elemento Fogo, associado à purificação, para o ambiente; proporcionam um ponto focal eficiente num ambiente escuro; podem ser feitas em várias cores e materiais para preencher as analogias do ritual; são práticas para transportar e manusear.
A concentração na chama em geral proporciona uma via de transição do ambiente limitado para o ilimitado, uma focalização no objetivo e interiorização.

As cores são importantes em Magia de Velas:

Vermelho: é usado em poucos casos, pois sintoniza com energia, paixão, sexualidade, ação e movimento
Verde: fertilidade, cura, dinheiro, prosperidade
Amarelo: magia, inspiração, conhecimento
Azul: emoções, ciclos, sonhos, compaixão
Roxo: visões, consciência psíquica, profecia
Rosa: amor, gentileza, paz, amizade
Marrom: manifestação no plano real, assuntos materiais
Branco: pureza, espírito, cura, honestidade, verdade
Preto: canalização para o plano material, terminar coisas, separar, interromper.

Várias maneiras podem ser utilizadas para vincular as velas com a finalidade desejada:

1. Inscrever na cera símbolos relacionados com o objetivo, que podem ser astrológicos, pessoais, protetores, ou outros, desde que focalizem sua mente no propósito desejado.

2. Ungindo a vela com óleos feitos de ervas que se relacionam com o efeito desejado.

3. Vinculando a vela a um elemento que seja necessário: para o Ar, passar a vela na fumaça do incenso, para o Fogo passando a vela rapidamente na chama da vela principal do altar; para a Terra segurando a vela na palma da mão com sal; e para água espirrando água da taça na vela.

Estes procedimentos são importantes, pois vão formar um outro nível de consciência, potencializando o acendimento de cada vela, iniciando o fluxo de energia necessário.

Outros detalhes são citados em livros especializados:

a não se recomenda acender as velas com fósforos, pois o enxofre é um poderoso elemento banidor e dificulta atrair entidades. (usar isqueiros).

a o material de que são feitas pode variar, mas o mais puro (cujo simbolismo não interfere com os do ritual) é a cera de abelha.

a nada mais especial e focalizado do que fazer as próprias velas, usando corantes, ervas, flores e elementos misturados à cera para que ao queimar ela sozinha já seja um encantamento completo.

a o resíduo de cera que escorreu é usado como instrumento divinatório, podendo adquirir formas sugestivas que deverão ser interpretadas. (Deve-se jogar for a os resíduos de cera que restam no suporte, para que ele esteja bem limpo antes de ser usado novamente).

a qualquer ritual onde as velas sejam o significador principal deve ser feito em uma sala totalmente isenta de outro tipo de iluminação, longe de luz elétrica, para que as chamas sejam a única fonte de luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentarios